Prefeitura Municipal iniciou a aplicação de inseticida para combater escorpiões em Pereira Barreto

Ação será realizada ao longo deste mês na zona urbana do município. População deve adotar medidas que auxiliam no combate ao escorpião.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto deu início na manhã desta quarta-feira (10) à aplicação de inseticida nos poços de visita, os populares bueiros, na zona urbana do município. A ação é uma realização do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que licitou a contratação de uma empresa capacitada para aplicação do inseticida, em parceira com a Secretaria Municipal de Saúde.

A ação teria início nesta terça-feira (9), porém devido às chuvas que caíram em Pereira Barreto, a aplicação foi adiada, uma vez que com as águas pluviais, o veneno perderia sua eficiência, tornando a ação ineficaz. Vale destacar que esta aplicação será realizada ao longo deste mês de Janeiro, haja vista a grande quantidade de bueiros existentes no perímetro urbano de Pereira Barreto.

Para não causar transtornos à população, a Prefeitura Municipal recomenda que os munícipes mantenham todos os ralos de suas residências devidamente lacrados, evitando assim possíveis fugas destes insetos, diante da aplicação dos inseticidas. Vale lembrar que está deve ser uma medida permanente, ou seja, é fundamental que ralos e tubulações estejam vedados, sempre que não estiverem em uso para evitar o surgimento de escorpiões nas residências.

Algumas outras medidas também são fundamentais para evitar o surgimento desses animais, tais como:

– Manter limpos quintais e jardins, não acumulando folhas secas , lixo domiciliar e acúmulo de entulhos de materiais de construção .

– Remanejar, periodicamente, com luvas de couro, materiais de construção que estejam armazenados.

– Evitar plantas ornamentais densas, arbustos e trepadeiras junto a paredes e muros das casas;

– Examinar roupas em geral, calçados, toalhas de banho e de rosto, antes de usá-las,

– Manter berços e camas afastados das paredes e evitar que mosquiteiros e roupas de cama se encostem no chão

– Limpar terrenos baldios situados nas redondezas de imóveis ocupados,

– Eliminar superfícies que estejam sem revestimento, umidade e vazamentos.