Prefeitura Municipal irá realizar evento especial para discutir a Saúde Mental

Evento será realizado nesta sexta-feira no Centro de Saúde.

O movimento da Luta Antimanicomial é um processo muito importante na garantia dos direitos sociais de usuários de serviços de saúde mental. No dia 18 de maio é lembrada esta luta que possibilitou e busca garantir mudanças na atenção às pessoas com necessidades decorrentes do diagnóstico de algum transtorno mental ou do uso dependente de álcool, crack e outras drogas.

Pensando nisso, a Equipe de Saúde Mental da Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, organizou um evento para lembrar a data na UBS III “Dr. Dermival Franceschi” – Centro de Saúde.

A programação tem o objetivo discutir e refletir com os usuários sobre o cuidado dessas pessoas, informar sobre o movimento e diminuir o preconceito e a segregação social. Anteriormente, essas pessoas, sem escolha, eram submetidas a tratamentos desumanos em instituições asilares, manicômios.

Hoje há a possibilidade de oferecer o tratamento de modo acolhedor e em serviços abertos, levando os usuários a poderem escolher sobre suas questões de vida, exercendo seus direitos, podendo sonhar e serem felizes.

O cronograma conta com atividades físicas, aferição de sinais vitais, atividade sobre o autocuidado com higiene e saúde, além da exibição de um filme sobre a temática, seguido de uma roda de discussão. Contará com profissionais da área da assistência social, educação física, enfermagem, psicologia e psiquiatria.

Toda a população é convidada a comparecer ao Centro de Saúde nesta sexta-feira (26), a partir das 9h.