Prefeitura Municipal oferece hidroterapia e hidroginástica para toda a população

Interessados deverão procurar as suas UBS e o Departamento Municipal de Esportes para participarem dos programas.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto oferece gratuitamente para toda a população duas importantes atividades para cuidar e melhorar a qualidade de vida: a hidroterapia e a hidroginástica.

A Hidroterapia é destinada aos pacientes que necessitam fazer a fisioterapia na água, pelo fato de não haver impacto.  A hidroterapia é realizada pela fisioterapeuta Janaina Cerchiari, integrante do Grupo de Apoio à Saúde da Família.

Serão três turmas formadas para a hidroterapia, que irá ser realizada todas às quartas-feiras, com duração de 40 minutos cada sessão, das 9h20min às 10h, das 10h10min às 10h50min e das 11h às 11h40min, sendo que cada turma contará com até três pacientes, pois, como se trata de um tipo de tratamento fisioterapêutico, toda atenção possível deve ser dada ao paciente. O tratamento total constará de 10 sessões, para que todos os interessados consigam usufruir.

A Hidroterapia deverá ser prescrita pelo médico, caso ele veja a necessidade deste tipo de tratamento. Os encaminhamentos ficarão sob a responsabilidade de cada UBS para a Fisioterapeuta responsável e assim será aguardado o agendamento inicial.

Na hidroterapia, devido às propriedades da água, é possível reduzir a carga provocada pelo peso do corpo sobre as articulações e ossos ao mesmo tempo que se mantém a resistência, permitindo o crescimento muscular, mas sem provocar lesões em outros locais do corpo. Além disso, a água aquecida permite o relaxamento muscular e o alívio da dor.

Alguns benefícios da hidroterapia incluem fortalecimento dos músculos, aumento da amplitude das articulações, melhora do funcionamento cardiorrespiratório, melhora da circulação sanguínea, assim como diminuição da dor e do estresse.

Já a Hidroginástica, caso haja o interesse em participar, ou seja, prescrita pelo médico, o próprio indivíduo deverá procurar o Departamento Municipal de Esportes, localizado na Rua Dermival Franceschi, nº 1686, onde o educador físico ficará responsável pelo agendamento inicial.

A hidroginástica é um exercício aeróbico feito em piscinas que tem como objetivo a manutenção profilática da saúde. Melhora a capacidade aeróbica, a resistência cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade, além de proporcionar um gasto calórico, dependendo da intensidade em que o praticante realiza os exercícios.

A prática da hidroginástica pode levar ao menor impacto nas articulações, menor esforço nos movimentos e sensação de conforto causada pela água. A hidroginástica é indicada como atividade anaeróbica, pura e simples, e também indicada para aqueles que dela realmente precisam incluindo os portadores de problemas de peso, os mais diversos.