Prefeitura Municipal pede para que os beneficiários do Bolsa Família compareçam às UBS para acompanhamento da saúde das crianças

Monitoramento é fundamental pra acompanhar o crescimento das crianças.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barrete solicita para que os beneficiários do Bolsa Família compareçam às suas UBS para que a Equipe Municipal de Saúde possa acompanhar e monitorar o crescimento e o desenvolvimento infantil, das famílias que tenham crianças.

O acompanhamento semestral das famílias possibilita a ação resolutiva sobre a saúde e garante a atuação comprometida e cidadã das equipes com a progressiva melhoria das condições de vida destas famílias e o alcance dos principais objetivos de desenvolvimento do milênio.

Em Pereira Barreto, há dificuldade da equipe municipal de saúde realizar o acompanhamento das famílias referente ao peso e medidas, e mesmo aquelas que deixaram de receber é importantíssimo a continuidades do acompanhamento de saúde, visto que este cuidado não visa somente informarmos ao Ministério sobre o Bolsa Família, mas também e prioritariamente sobre o cuidado da saúde, além de exportar dados para outros sistemas como o SISVAN.

O (SISVAN) é um Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional onde através deste é possível realizar diagnóstico nutricional de cada território com relação a obesidade, sobrepeso, desnutrição traçando assim o perfil nutricional da população do território. Deste modo, quando forem as unidades básicas de saúde, lembrem-se de realizar a pesagem e a medida, informando se faz parte do bolsa família ou não para que possamos acompanhar com qualidade o desenvolvimento nutricional, onde a partir daí criaremos estratégias para tratarmos as doenças e proporcionarmos melhor qualidade de vida.

O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência direta de renda a famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade social. O recebimento da renda é vinculado ao cumprimento de compromissos das famílias com as agendas da educação e da saúde com finalidade de promover o acesso das famílias aos direitos sociais básicos e a ruptura do ciclo intergeracional da pobreza.

– A oferta e o acompanhamento da saúde das famílias têm como objetivo reforçar o direito de acesso à política universal de saúde visando a melhoria das condições de vida.

– As famílias do PBF com crianças de 0 a 7 anos e mulheres com idade entre 14 a 44 anos devem ser acompanhadas por uma Equipe de Saúde da Família ou pela Unidade Básica de Saúde de mais fácil acesso pela família.

No acompanhamento das gestantes, deve-se realizar avaliação do estado nutricional da gestante e monitoramento por meio do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) e o SISPRÉ (sistema de monitoramento e avaliação do pré-natal e puerpério).

– Monitoramento do crescimento e desenvolvimento das crianças

– Monitoramento da vacinação infantil