A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, preparou para terça-feira (11) uma surpresa para a população, visando celebrar os 92 de anos de fundação do município. A atração que a Administração Municipal reservou para os pereira-barretenses tem previsão de ser apresentada a partir das 17h30min.
Devido a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, este ano não foi possível realizar as festividades que celebram o aniversário de Pereira Barreto, como o Bon Odori, o Desfile Cívico e a FIAP. Mesmo assim, a Administração Municipal não deixou de pensar em uma forma de homenagear Pereira Barreto e sua população.
Fundada em 11 de Agosto de 1928 com o nome de Novo Oriente, Pereira Barreto irá completar 92 anos nesta terça-feira. Mitsusada Umetani, responsável pela Sociedade Colonizadora do Brasil Ltda (BRATAC), adquiriu parte das terras do povoado de Itapura, cerca de 50 mil alqueires, do Coronel Jonas Alves de Mello, a fim de receber imigrantes japoneses que vieram para o Brasil, naquela época, trabalhar na lavoura.
As terras então adquiridas pela Sociedade Colonizadora eram banhadas por grandes rios, como o Tietê e o Paraná, o que as tornavam apropriadas para a lavoura, que, em pouco tempo, tornou viável o rápido progresso da região.
Em 1938, o então distrito de Novo Oriente foi elevado à categoria de município, pelo Decreto Nº 9.775, de 30 de Novembro de 1938, e recebeu então o nome de Pereira Barreto, em homenagem ao médico, cientista, filósofo, biólogo, jornalista e político brasileiro Dr. Luiz Pereira Barreto, nascido no Rio de Janeiro, em 1840, e que faleceu em São Paulo, no ano de 1923.
Luiz Pereira Barreto foi nome importante na busca das causas da Febre Amarela, além de contribuir para o desenvolvimento do serviço sanitário da época. Foi pioneiro e o introdutor, no Brasil, de novas técnicas cirúrgicas, de métodos de anestesia, além de defender a antissepsia cirúrgica.
Para conhecer mais a história do município de Pereira Barreto, consulte: https://www.pereirabarreto.sp.gov.br/nossa-historia