Prefeitura Municipal realizou Campanha de Combate a Tuberculose

Todos devem estar atentos aos sintomas da doença.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto realizou de 14 a 24 de Março uma campanha de intensificação na prevenção da tuberculose, com a busca ativa de pessoas com sintomas da doença em todas as unidades de saúde (UBS) do município.  A equipe municipal de saúde conseguiu atingir a meta com sucesso, graças ao trabalho e a dedicação de todos os funcionários envolvidos.

Se você está com tosse por mais de três semanas consecutivas procure uma unidade de saúde mais próxima.

O tratamento da Tuberculose é gratuito e feito em casa.

A tuberculose é uma infecção causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, a qual mais comumente afeta os pulmões (tuberculose pulmonar), mas também pode atingir o sistema nervoso central (meningite), sistema linfático, sistema circulatório (tuberculose miliar), sistema geniturinário, ossos e articulações.

O sintoma mais frequente da TB pulmonar no adulto é a tose. Toda pessoa que apresente tosse que dure 3 semanas ou mais é chamada de sintomático respiratório e deve ser encaminhada ao médico para pesquisa de TB. Outros sintomas são: febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. O doente pode apresentar todos esses sintomas, mas pode ter somente uma tosse que às vezes até passa despercebida. Muitas vezes as pessoas pensam que sua tosse é “comum”, porque são fumantes, ou que é uma bronquite ou gripe mal curada, e não dão importância.

A transmissão da tuberculose ocorre de forma direta, ou seja, de pessoa a pessoa. A aglomeração de pessoas é o fator de transmissão. A pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e que podem ser aspiradas por outra pessoa, contaminando-o com o bacilo tuberculíneo. Uma má alimentação, a falta de higiene, tabagismo ou qualquer outro fator que gere em nós baixa resistência orgânica leva-nos a ficarmos mais vulneráveis ao contágio do bacilo.

Toda a pessoa que apresente tosse por 3 ou mais semanas deverá procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, para ser avaliado por um médico e fazer o exame do escarro (baciloscopia). Este exame é muito importante porque permite descobrir aqueles doentes que eliminam os bacilos e que são, portanto, fonte de transmissão.

É indispensável realizar o exame de escarro para um diagnóstico correto e é muito importante a colheita adequada do escarro, para que se garanta a qualidade do exame. Por isto, peça ao profissional de saúde que explique muito bem como fazer. Além do exame de escarro, o profissional de saúde também poderá pedir uma radiografia do tórax. Outros exames, como a cultura de escarro e um teste chamado PPD também podem ser necessários.