Prefeitura Municipal realizou oficina de grafite neste mês

Oficina contou com a participação de 15 alunos e foi realizada na Casa da Cultura.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto realizou neste mês de Dezembro a Oficina de Grafite, que foi realizada em parceria com a POIESIS Organização Social de Cultura – Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo. A oficina foi realizada na Casa da Cultura “Maestro Custódio Moreira” e contou com a participação de 15 alunos.

A oficina visa explorar a pratica de graffiti por meio do estêncil, convidando os participantes a experimentares moldes de desenhos e composições a partir de memórias e material histórico-afetivo de cada um. Na oficina, os alunos puderam vivenciar a cultura urbana nos processos de aprendizagem.

A oficina foi ministrada por Eraldo Rodrigues, graduado em Artes pela UNIFADRA de Dracena. Eraldo ainda é professor de danças urbanas e graffiti desde 2011, diretor e coreógrafo do grupo de dança Yo Bro e arte-educador de graffiti e danças urbanas.

Antes marginalizada, a grafitagem, hoje, passou a ser considerada uma forma de expressar a arte e a cultura, especialmente das camadas mais vulneráveis da sociedade. O grafite é expressivo, pois através dele pode se passar mensagens alusivas as questões sociais. Já a pichação, além de não ser arte, é também um ato de vandalismo.