Prefeitura Municipal realizou pesquisa de satisfação sobre como está o funcionamento do Cemitério Municipal

Pesquisa foi realizada durante o feriado de Finados e ouviu cerca 280 pessoas.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através do Setor de Controle e Manutenção dos Bens Públicos, realizou no último fim de semana, Feriado do Dia de Finados, uma pesquisa juntamente àqueles que foram até o Cemitério Municipal, o Campo Santo “São José”, para avaliar o grau de satisfação daqueles que compareceram ao local para homenagear seus antepassados. A pesquisa avaliou diversos itens referentes a organização do Cemitério Municipal, que está sob administração da Prefeitura Municipal desde Maio deste ano.

Nesta pesquisa, foi aplicado um questionário para 281 pessoas ao longo do último sábado, data em que o Campo Santo “São José” recebe inúmeros visitantes. A pesquisa revelou que 91% dos entrevistados tinham um túmulo/carneira próprios ou pertencente à família. Dessas 281 pessoas entrevistadas, apenas 12,5% não eram moradoras de Pereira Barreto. O número pode ser explicado devido ao feriado do Dia de Finados ter caído em um sábado neste ano, o que dificulta a vinda dos familiares que moram municípios distantes virem prestarem suas homenagens aos seus entes.

A pesquisa abordou quatro itens dentro do aspecto administrativo da estrutura física do Cemitério Municipal: Conservação; Construções/reformas/melhorias; acessibilidade e sanitários. Os entrevistados avaliaram os quatro itens atribuindo notas de 0 a 5, onde 0 é o grau de satisfação mais baixo e 5 o mais alto. Todas as 281 pessoas entrevistadas avaliaram sua satisfação quanto aos quatro aspectos.

No aspecto da “Conservação”:

– “Muito Satisfeitos: 61,9% (174 pessoas)

– “Satisfeitos”: 23,8% (67 pessoas)

– “Razoavelmente Satisfeitos”: 11,7% (33 pessoas)

– “Pouco Satisfeitos”: 1,1% (3 pessoas)

– “Insatisfeito”: 1,1% (3 pessoas)

– “Totalmente Insatisfeito”: 1,1% (1 pessoa)

No quesito “Construções/reformas/melhorias”, os números foram os seguintes:

– “Muito Satisfeitos: 59,4% (167 pessoas)

– “Satisfeitos”: 25,6% (72 pessoas)

– “Razoavelmente Satisfeitos”: 13,5% (38 pessoas)

– “Pouco Satisfeitos”: 1,1% (3 pessoas)

– “Insatisfeito”: 1,1% (1 pessoa)

– “Totalmente Insatisfeito”: 0%

No aspceto “Acessibilidade”, a pesquisa mostrou a seguinte avaliação:

– “Muito Satisfeitos: 49,8% (140 pessoas)

– “Satisfeitos”: 24,6% (69 pessoas)

– “Razoavelmente Satisfeitos”: 18,5% (52 pessoas)

– “Pouco Satisfeitos”: 3,9% (11 pessoas)

– “Insatisfeito”: 2,8% (8 pessoas)

– “Totalmente Insatisfeito”: 0,4% (1 pessoa)

Para finalizar, no quesito “Sanitários”, os entrevistados se mostraram:

– “Muito Satisfeitos: 18,5% (52 pessoas)

– “Satisfeitos”: 7,5% (21 pessoas)

– “Razoavelmente Satisfeitos”: 71,2% (200 pessoas)

– “Pouco Satisfeitos”: 2,8% (8 pessoas)

– “Insatisfeito”: 0%

– “Totalmente Insatisfeito”: 0%

Desde que assumiu a gestão do Cemitério Municipal, a Prefeitura Municipal vem realizando desde o mês de Junho diversas melhorias e benfeitorias no que diz respeito à organização dos serviços funerários no município. Em termos de estrutura física, a Administração Municipal, através do Setor de Patrimônio, vem realizando importantes adequações no local, como a liberação de espaço visando a construção de novos túmulos, além de diversas novas medidas para tornar o serviço funerário mais eficiente, buscando também trazer mais igualdade na prestação deste serviço. São medidas que abrangem também a estrutura de pessoal, de legislação vigente, dentre outras.

O aspecto visual do Campo Santo “São José” foi levado em consideração, com a pintura das guias, reforma das calçadas, pintura dos vasos de flores da vielas do local, além também da arborização do Cemitério Municipal. Ao todo, já foram plantadas 152 mudas de árvores no local, das quais foram 70 mudas de aroeira pimenteira, 21 palmeiras areca de locuba, 20 patas de vaca, 8 jacarandás mimoso, 17 ipês rosa, 12 ipês branco e 4 graviolas.