Prefeitura segue com alerta a população quanto aos casos de a dengue

Compartilhe:

Confira a atualização de notificações

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria de Saúde, atualizou o número de casos de Dengue em 2021. A doença transmitida pelo Aedes Aegypti é um dos grandes problemas a ser combatido diariamente pelo município.

De 1° de janeiro a 25 de março, o município registrou 221 pessoas diagnosticadas com a doença, enquanto 81 casos foram descartados e ocorreram 419 notificações. Até o momento, 117 munícipes aguardam os resultados.

Os cuidados com as residências continuam sendo a principal maneira de combater a doença, evitando o surgimento de focos criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.

A dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus, que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos, tornando a nossa região um local de risco para a população em relação a essa doença. Quando surgem, os sintomas costumam evoluir em obediência a três formas clínicas: Dengue clássica, forma benigna, similar à gripe; Dengue hemorrágica, mais grave, caracterizada por alterações da coagulação sanguínea.

Na Dengue clássica nos adultos, a primeira manifestação é a febre alta (39° a 40°), de início repentino, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo e coceira. Num período de três a sete dias, a temperatura começa a cair e os sintomas geralmente regridem, mas pode persistir um quadro de prostração e fraqueza durante algumas semanas.

As orientações para combater o mosquito da Dengue são:

– Não deixe nenhum recipiente que acumule água em seu quintal, terreno ou comércio;

– Limpe calhas e lajes, já que as folhas obstruem as passagens da água;

– Verifique se as caixas d’água estão devidamente vedadas.

– Vistorie periodicamente o seu quintal.

Além da Dengue, Chikungunya e Zika, a Prefeitura de Pereira Barreto também ressaltar a importância de seguir se protegendo contra o Coronavírus. Faça a higienização das mãos com frequência, evite aglomerações e use máscaras.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *