Representantes do Conselho Municipal de Assistência Social participaram do Encontro macrorregional CONSEAS

Encontro foi sediado na cidade de Araçatuba.

Representantes do Conselho Municipal de Assistência Social da Estância Turística de Pereira Barreto participaram nesta terça-feira (144) do Encontro Macrorregional do CONSEAS – Conselho Estadual de Assistência Social realizado no município de Araçatuba.

O objetivo do Encontro foi orientar os Conselhos Municipais de Assistência Social – CMAS sobre o papel do conselho e dos conselheiros no Controle Social do SUAS (Sistema Único da Assistência Social).

Participaram do encontro a representante da Secretaria Municipal de Assistência Social de Pereira Barreto, Bethânia Martins, a representante do Pode Público Municipal, Kathilin Patrícia e a representante da sociedade civil, Maria Lina.

A programação do Encontro contou com abordagem de quatro temas sendo a primeiro sobre o índice de desenvolvimento dos Conselhos municipais, onde foi apresentada a avaliação dos municípios da região através dos dados extraídos dos Censos SUAS realizados anualmente.

O segundo tema foi sobre o papel do Conselho, conselheiros e secretaria executiva do Conselho, e o terceiro sobre Plano de ação do Conselho e comissões temáticas e por último sobre planejamento e utilização dos recursos do IGD (Índice de Gestão Descentralizada) pelo Conselho.