Reunião Ampliada do Conselho Municipal de Assistência Social foi realizada na última semana

Com o Tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2016”, o encontro serviu para debater no âmbito municipal o Tema das Conferencias Estadual e Nacional de Assistência Social.

O Conselho Municipal de Assistência Social de Pereira Barreto realizou na última semana a Reunião Ampliada, onde foi debatido o tema da X Conferência de Assistência Social “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2016”. A reunião foi realizada no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, localizado na Rua Dr. Dermival Franceschi, nº 2282,próximo ao CENE.

O SUAS – Sistema Único de Assistência Social, está previsto na legislação da Política de Assistência Social desde 2004, porém foi em 2012 que se tornou Lei. Em 2005 foi elaborado o Documento denominado SUAS Plano 10 que direcionou por 10 anos os caminhos do SUAS. Agora em 2015 as Conferencias debaterão as diretrizes para os próximos 10 anos.

O município de Pereira Barreto encontra-se em processo de implementação do SUAS. Desta forma, o tema abordado este ano propõe uma avaliação local do SUAS, e a oportunidade para reconhecimento das possibilidades e potencialidades que o município possui para implementar o SUAS através do debate dos eixos e propostas deliberadas.

Os eixos debatidos pelos grupos de trabalho foram:

1. Dignidade Humana e Justiça social

2. Participação social

3. Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS Público, Universal, Republicano e Federativo

4. Qualificação do Trabalho no SUAS

5. Assistência Social é direito

A Reunião Ampliada contou com a participação da população, de representantes da Administração Municipal e de representantes de clubes de serviços pereira-barretenses.