Reunião da AMENSP em Suzanápolis debateu a importância da Ferrovia Norte Sul para a região

Municípios da região agora se unem para garantir o trecho da ferrovia na região.

A Associação dos Municípios do Extremo Noroeste do Estado de São Paulo – AMENSP – realizou um encontro com os prefeitos de 11 municípios da região. Na reunião, que foi realizada na Câmara Municipal de Suzanápolis, foram debatidos diversos assuntos de interesses dos 15 municípios que compõem a AMENSP, como o repasse dos ativos da taxa de iluminação pública e a construção da Ferrovia Norte Sul, onde está prevista a construção de um trecho que passe por alguns municípios da região.

O trecho que beneficiará municípios como Pereira Barreto, Sud Mennucci, Ilha Solteira, Itapura e Castilho, liga Estrela D’Oeste a Panorama, em direção a Dourados no Mato Grosso do Sul. No entanto, existe certa pressão para que o trecho saia de Estrela D’Oeste e vá direto para o Mato Grosso do Sul, sem a necessidade de passar por Panorama, consequentemente, pelas cidades da região.

O Presidente da AMENSP, Arnaldo Enomoto, salientou que a união neste momento é muito importante para garantir que a região não perca essa importante obra de logística, que somará muito ao PIB dos municípios.

A AMENSP é composta por 15 municípios da região (Pereira Barreto, Andradina, Bento de Abreu, Castilho, Guaracaí, Guararapes, Ilha Solteira, Itapura, Lavínia, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Rubiácea, Sud Mennucci, Suzanapólis e Valparaíso) e objetiva a cooperação mútua, o estímulo do desenvolvimento e a defesa dos interesses dos munícipios da região, fazendo da AMENSP um mecanismo importante para o fortalecimento dos pequenos municípios, dando embasamento para as parcerias em busca da solução dos problemas comuns que afetam essas cidades.

A próxima reunião da AMENSP está marcada para o dia 19 de Novembro na cidade de Valparaíso.