Reunião define nova diretoria do COMTUR de Pereira Barreto

Os eleitos ficarão no cargo pelos próximos dois anos

Os membros do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da Estância Turística de Pereira Barreto, se reuniram em caráter ordinário, no último dia 5 de maio, através do aplicativo Google Meet e entre as pautas do dia, estava a escolha da nova diretoria. A votação foi aberta para que todos os participantes pudessem escolher os seus candidatos.

Para o cargo de presidência do COMTUR, José Carlos Machado “Galo” foi o escolhido. A função de vice-presidência ficará sob responsabilidade de Wellington de Oliveira Lima, enquanto a Secretária do Conselho será Patrícia Miranda. Todos eles foram unanimidade entre os membros que estiveram na reunião. Essa diretoria presidirá o Conselho em um período de dois anos, com direito a reeleição.

Os membros também tiveram conhecimento do Plano Diretor de Turismo, que foi apresentado pelo servidor Braz José Dourado Júnior. Ele falou sobre o objetivo do plano, das parcerias, do calendário de eventos a serem realizados ao longo do ano e do Banco de Projetos que deverá ser desenvolvido pela Administração.

Os participantes da reunião fizeram questionamentos sobre o ranqueamento das Estâncias Turísticas do Estado de São Paulo e tiveram as explicações dadas pelo Diretor de Turismo, Fernando Akira Yabuuti, que falou sobre a pontuação que ocorre de acordo com as normas que precisam ser seguidas, como por exemplo, possuir atrativos turísticos, ter sinalização turística, ter infraestrutura básica e turística, entre outras. Porém, por conta da pandemia da Covid-19, o ranqueamento foi adiado pelo estado.

O Secretário de Turismo e Cultura, Igor Grespan, também usou a palavra para falar de projetos futuros da Secretaria, como a revitalização do Porto Fluvial Municipal, onde a ideia é realizar as reformas da Casa do Porto e a Lanchonete, além de instalação de iluminação, para que possa ser feita uma licitação daquele espaço.

Haverá ainda a revitalização da Casa da Cultura, com instalações de equipamentos de som, reforma das cadeiras, iluminação, pintura, criação de salas onde funcionarão os cursos do Centro Cultural e do Projeto Guri, centralizando os logradouros do Departamento de Cultura em um único lugar.

Além dos nomes já citados, também estiveram presentes na reunião virtual: Marcos Antônio Thereza, Moacir da Silva, Adilson Belo da Silva, Laura Ayako S. Kaneko, Adriano Caetano de Sousa, Elpídio Belo de Souza, Ana Paula Fuentes Bombonatti, Alexandre Amin Budaye, Mário César Irikura, Sandra Yukie Seki Perozim e Paulo Conte Xavier.