Reunião do Conselho Comunitário de Segurança aconteceu na sexta-feira

A reunião contou com a participação do Engenheiro Takeshi Kubo, que informou que nos próximos dias serão colocadas placas proibindo a pesca sobre a ponte “Novo Oriente – Governado Orestes Quércia” e nas demais pontes sobe a responsabilidade do DER-Regional Araçatuba.

Foto: (Esquerda pra direita) - Elias Vieira da Cruz Neto, Presidente do Conseg, José Carlos F. dos Santos, 1º Secretário e Maria Socorro Silva Monteiro, Vice-presidente

Na última sexta-feira (26), nas dependências da Comunidade Integrada “São Francisco de Assis”, aconteceu a reunião mensal do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), da Estância Turística de Pereira Barreto. Com início às 9h, a reunião contou com a participação de representantes do legislativo, do executivo municipal, membros das Polícias Civil e Militar, representantes de Associações ligadas aos trabalhadores rurais e assentados. Na ocasião foram discutidos assuntos referentes à Segurança Pública do município, principalmente dos agropecuaristas, proprietários e moradores na Zona Rural.

Dentre os assuntos abordados, o primeiro foi sobre a segurança das pessoas que praticam a pesca sobre a Ponte Novo Oriente – Governador “Orestes Quércia”. O Eng. Takeshi Kubo, representante responsável pelo DER – Departamento de Estrada e Rodagem do município participou da reunião e respondeu todas as indagações dos membros presentes acerca da proibição da pesca sobre a ponte.

Vista parcial do público presente na reunião

Segundo o Eng. Takeshi Kubo, o assunto foi tema abordado na reunião da diretoria do DER-Regional de Araçatuba. De acordo com o engenheiro, na reunião ficou definido que nos próximos dias serão colocadas placas proibindo a pesca sobre as pontes, que são oito na região de Araçatuba de responsabilidade do órgão estadual.

O próximo assunto da pauta foi sobre a implantação através de convênio firmado entre a Prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública do Estado, da “Operação Atividade Delegada”, que permite aos policiais militares desempenharem suas funções nos dias de folga, para o município.

De acordo com o representante da Prefeitura Municipal, a administração municipal já procurou o comando da Polícia Militar na região e para implantar a Operação no município montou em conjunto um projeto de acordo com as necessidades da cidade. Além disso, já foi criada e aprovada pelo legislativo uma lei municipal que autoriza o trabalho do policial no dia de folga. O documento já foi encaminhado para o Comando Geral da PM e diretamente à SSP para que, depois de análise, o convênio seja celebrado com o município.

Segundo o membro representante da prefeitura, o foco principal do convênio é a delegação de competências municipais ao estado para que o policial militar em horário de folga trajando farda, arma e demais equipamentos da corporação fiscalize o cumprimento das posturas municipais bem como da atividade de ambulantes e do comércio em geral.

A sugestão de usar o possível convênio com a SSP, para atividades de segurança aos moradores da zona rural, não será possível devido não ser contemplado pelo programa estadual. De acordo com o representante da Polícia Militar presente na reunião, já existe um programa denominado “Patrulha Rural” e para que passe a funcionar no município, poderia solicitar ao comando a implantação do programa de patrulha rural.

Em relação às drogas, bullying e roubo de bicicletas dentro das escolas, o Conseg – solicitou da Policia Militar, patrulhamento mais intenso para coibir a presença de elementos suspeitos em frente ou nas proximidades das escolas. Conforme informação do representante da Polícia Militar, o Programa “Ronda Escolar” esta recebendo reforço das demais viaturas que estiverem empenhadas no dia. Com essa medida o comando local, acredita que vai diminuir os problemas nas escolas.

Uma possível mudança dos portões de entrada e saída dos alunos das E.E. “Agnes Liedtke” e “Mitsusada Umetami”, o assunto ficou para ser discutido na próxima reunião que vai acontecer neste mês, no dia 24, nas dependências das FIU.

Foto: A reunião foi realizada nas dependências da Comunidade Integrada “São Francisco de Assis”