Membros dos conselhos discutiram importantes assuntos relacionados à segurança e também à saúde no município.
Os membros do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Pereira Barreto reuniram-se nesta quinta-feira (30 de novembro) para debater importantes assuntos ligados às áreas de atuação dos conselhos.
Na Sala de Reuniões da UBS III “Dr. Dermival Franceschi” – Centro de Saúde foi realizada a reunião do Conselho de Saúde. Na reunião, dentre os temas discutidos esteve o sistema de compra de medicamentos por parte da Administração Municipal. Na reunião, a farmacêutica Jany Keiko, responsável pela gestão de compras, explicou que infelizmente, os problemas decorrentes com o atraso na entrega de parte de medicamentos para a população se deve por conta do atraso na entrega dos fornecedores para a Secretaria de Saúde nesses medicamentos. A farmacêutica ainda explicou que Pereira Barreto faz parte de um consócio, composto por 17 municípios, para a compra de medicamentos, e que graças a esse consócio é possível derrubar o preço dos mesmos significativamente. Jany ainda explicou que muitos medicamentos são importados, e que as distribuidoras brasileiras também vêm enfrentando problemas no mercado.
Ainda na reunião, os conselheiros abordaram a nova sede do Conselho Municipal de Saúde que há muito tempo vinha sendo uma reivindicação do membros. Alguns conselheiros destacaram a atuação do Prefeito Joãozinho, parabenizando-o por colocar a disposição um local adequando para que os membros do CMS possam trabalhar de maneira mais eficaz. Outro tema também discutido foi a construção da Central de Agendamento, que deixará o local atual, e passará, em breve, a atender a população no Centro de Saúde. Os conselheiros destacaram a economia que a Administração Municipal irá fazer, já que atualmente, a Central de Agendamento está em um prédio alugado, e no futuro passará a ter um local próprio.
Já a reunião do CONSEG foi realizada nas dependências da sede da Associação Comercial, Industrial, de Transporte e Agrícola (ACITA). Na ocasião, foram discutidas soluções para os problemas comunitários de segurança e assuntos pertinentes ao bem comum. A Secretária de Segurança Pública foi representada pelo Delegado de Polícia Titular do município e pelo Comandante da Polícia Militar.