SAAE de Pereira Barreto apresenta projeto Fossa Bananeira durante reunião sobre Programa Saneamento Brasil Rural

O projeto “Fossa Bananeira”, desenvolvido pela Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através do SAAE (Serviço Autonomo de Água e Esgoto) foi apresentado pelo diretor do SAAE, Alcides Bertoclucci Júnior, durante uma reunião regional para apresentação do Programa Saneamento Brasil Rural, realizada na cidade de Marília.

Oferecer saneamento para as áreas rurais é uma das metas do SAAE que através do Fossa Bananeira encontrou uma alternativa de baixo custo para o tratamento do esgoto nas propriedades localizadas fora do perímetro urbano. A fossa ecológica consiste basicamente em um tanque impermeabilizado, preenchido com diferentes camadas de substrato e plantado com bananeiras. O sistema recebe o esgoto que é absorvido e faz sua evapotranspiração através da água pelas plantas.

Este sistema transforma os resíduos humanos em nutrientes tratando de forma limpa e ecológica a água envolvida. Diferente de outros sistemas, a água presente neste processo retorna ao ambiente na forma de vapor através da transpiração das folhas. Assim, o sistema de evapotranspiração evita a poluição do solo, dos lençóis freáticos, dos rios e mares.

De acordo com Alcides, o SAAE está a frente de muitos municípios com um projeto pronto para ser executado. A meta agora, segundo ele, é buscar recursos para sua implantação na cidade.O encontro em Marília contou com a presença de Ronaldo S. Camargo, Superintendente Estadual da Funasa; Sérgio Siebra, Chefe da Divisão de Engenharia e Caio Fontana, coordenador do Programa Saneamento Brasil Rural do Governo Federal.

Fonte – http://www.ecoeficientes.com.br/bet-como-tratar-o-esgoto-de-forma-ecologica/

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]