SAÚDE RECOMENDA MEDIDAS PREVENTIVAS À DOENÇA DE CHAGAS

Os primeiros sinais da doença de chagas surgem, em média 10 dias após o contágio com o parasito.

A doença de chagas é uma infecção causada pelo parasita Trypanosoma cruzi. A forma mais comum de contágio é através do contato com as fezes de insetos conhecidos popularmente como barbeiros, que se alimentam sugando sangue humano e de animais.
A doença de chagas tem uma fase aguda e outra crônica. Se não for tratada a infecção pode durar a vida toda. A fase aguda da doença de chagas ocorre logo após a infecção, pode durar de algumas semanas a meses, e parasitas podem ser encontrados na circulação sanguínea. A infecção pode ser moderada ou assintomática (sem sintomas). Pode ocorrer febre ou inchaço ao redor do local da inoculação (onde o parasita entrou na pele ou membrana mucosa). Os primeiros sinais surgem, em média 10 dias após o contágio com o parasito, levando ao aparecimento de febre, mal estar, falta de apetite e inchaço localizado. Após um período médio de 6 meses, vários órgãos do corpo (fígado, coração, baço, esôfago e intestino), podem ficar comprometidos levando a sérios problemas, em suas funções.
Tanto a fase aguda quanto a manifestação tardia da doença devem ser tratadas. As crianças que nascem com a infecção também devem ser tratadas. O tratamento da fase crônica é recomendado tanto para crianças quanto para adultos. Os pacientes adultos devem conversar com seu médico para decidir se devem ou não tratar a doença de Chagas. Para o tratamento a infecção são utilizados dois medicamentos.
Para prevenção da doença é preciso manter a casa limpa; examinar cuidadosamente, todos os cômodos, especialmente atrás dos móveis, quadros, embaixo dos colchões e estrados das camas; não permitir a presença de ninhos de pássaros em beirais e telhados dos prédios e residências; verificar periodicamente a presença destes insetos em abrigos de animais.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que realiza trabalhos de orientação e prevenção ao inseto e consequentemente a doença, principalmente na zona rural, através da equipe de saúde da família. E ressalta ainda que ao encontrar um inseto parecido com barbeiro, o morador pode captura-lo (evitando “esmagar” o inseto) e levar até a UBS mais próxima, acondicionado em embalagem fechada , pois posteriormente o mesmo será enviado a SUCEN de Andradina para análise. Essa análise avalia e comprova se o inseto realmente é um “barbeiro”, e se está ou não contaminado.
É importante que pessoa com suspeita de ter sido contaminado deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para diagnóstico.

Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe um comentário

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
informatica@pereirabarreto.sp.gov.br