Secretaria da Saúde divulga casos de Dengue em Pereira Barreto

Vistorie diariamente seu quintal, vamos acabar com a Dengue.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto através da Secretaria da Saúde vem intensificando o combate ao mosquito transmissor da dengue. A Administração Municipal pede que a população colabore com as equipes de saúde que estão espalhadas pelo município, realizando o combate ao Aedes aegypti, transmissor da doença.

A dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus, que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil.

As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos, no qual estamos passando, tornando assim um risco à população em relação a essa doença.

O mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra. O indivíduo não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça.

Quando surgem, os sintomas costumam evoluir das seguintes formas clínicas: dengue clássica, forma benigna, similar à gripe; dengue hemorrágica, mais grave, caracterizada por alterações da coagulação sanguínea. A dengue clássica nos adultos, a primeira manifestação é a febre alta (39º a 40º), de início repentino, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo e coceira. Num período de 3 a 7 dias, a temperatura começa a cair e os sintomas geralmente regridem, mas pode persistir um quadro de prostração e fraqueza durante algumas semanas.

A Secretaria divulgou no final deste mês de janeiro o quadro de casos de dengue no município e demonstrou que a equipe juntamente com o auxilio da população estão empenhados em controlar a situação, até o momento, foram notificados 04 (quatro) casos suspeitos da doença, 02 (dois) deles foram descartados e 02 (dois) estão aguardando o resultado do exame.

A Secretaria pede que a população continue colaborando, não deixe água parada em recipientes, vistorie diariamente os quintais, pois uma simples tampa de bebida pode acumular água e contribuir para a proliferação o mosquito.

aedesdd 1200x545 c 6078d