Secretária de Educação de Pereira Barreto participa do 6º Seminário de Líderes em Gestão Escolar e XXIV Fórum Estadual da UNDIME/SP

Eventos foram realizados na última semana.

A Vice-Prefeita da Estância Turística de Pereira Barreto e também Secretária Municipal de Educação, Marialba Carneiro, acompanhada da Diretora do Departamento de Ensino Infantil, Professora Marli Giovanini participaram nos dias 24, 25 e 26 de março do 6º Seminário Líderes em Gestão Escolar com temas referente à Primeira Infância.

Debates sobre a construção de uma base Nacional comum, Parcerias com a SEE e as Inovações Tecnológicas na Educação Pública e do XXIV Fórum Estadual da UNDIME/SP com o tema “Plano Municipal de Educação” abrangeram as reuniões. A convite da UNDIME –União dos Dirigentes Municipais do Estado de São Paulo e da Fundação Lemann, a Secretária Marialba Carneiro participou como  mediadora no XXIV Fórum da UNDIME/SP, da Mesa Redonda CONAE.

O Plano Nacional de Educação teve como palestrante a Professora Helena de Freitas – Presidente da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), e Priscilla Bonini – Presidente da UNDIME São Paulo e Secretária Municipal de Educação de Guarujá, e o Professor Fábio Oliveira Inácio – vice-presidente da UNDIME e do DME do município de Cubatão como participantes da Mesa, discutindo sobre a situação atual da CONAE no estado de São Paulo e do andamento da mesma no Congresso Nacional.

No dia 26, no 6º Seminário Líderes em Gestão Escolar, a convite da Fundação Lemann, a Vice-Prefeita Marialba dividiu espaço com o secretário da SASE (Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino/MEC) Binho Marques, falando do tema “Plano Municipal de Educação”. A Secretária Marialba participa de um grupo de AEs/MEC (Avaliadores Educacionais) formado por seis secretários de educação e três representantes da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que coordenam os trabalhos de 12 polos formados por municípios do referido estado, com a missão de planejar a próxima década, orientados pelas vinte e uma metas do PNE (Plano Nacional de Educação), metas estruturantes e passíveis de acompanhamento com estratégias que orientarão a União, os estados e municípios no alinhamento para a elaboração dos seus planos com foco nas especificidades de cada população.

O PNE é dividido em Metas estruturantes para a garantia do direito à educação básica, para superação da desigualdade e valorização das diferenças, para a valorização dos profissionais da educação, metas relacionadas ao Ensino Superior, à gestão democrática, aos investimentos do PIB e produção científica. A Secretária Marialba apresentou um mapeamento das iniciativas para elaboração do plano no estado de São Paulo e encerrou sua fala pontuando as principais inquietações dos prefeitos e secretários de educação na elaboração dos PME (Planos Municipais de Educação).

A Estância Turística de Pereira Barreto já iniciou sua caminhada com capacitação de três gestores municipais e muito em breve será formada a comissão que terá a responsabilidade de coordenador os trabalhos em nosso município. Com isto, a cidade caminha lado a lado com o estado e o país na elaboração dos seus planos.