Secretaria Municipal de Educação promoveu replanejamento da Rede de Ensino

Evento foi realizado nesta segunda-feira e visou revisar o processo pedagógico.

A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta segunda-feira (23) o replanejamento na Rede Municipal de Educação, onde professores e gestores escolares se reuniram para revisar o processo pedagógico. Essa atividade, embora seja sempre desafiadora, não deve ser vista como mera burocracia, já que é o melhor momento para que todos os atores envolvidos no processo educacional estejam juntos para repensar a escola e sua missão e quais finalidades desejam atingir.

O replanejamento possibilita uma reflexão dos objetivos, metas e ações já traçadas, assim como seus resultados, favorecendo a discussão de novas propostas de ação a partir das necessidades diagnosticadas. O replanejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. Deve ser momento de troca de ideias, de renovação, inspiração, criatividade, alegria para recomeçar bem. A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação prioriza a formação dos professores como ferramenta principal com o objetivo de impulsionar a aprendizagem de todos os alunos.

Os professores da Educação Infantil participaram da oficina de Matemática no Centro de Formação dos Professores “Nilse Emília Garcia Carneiro”, com a autora do material do Sistema Anglo de Ensino, Débora de Oliveira, licenciada em Matemática e Mestre em Educação, pela Universidade São Francisco (USF).

Além disso, Débora é Doutora em Ensino de Ciências e Matemática (Educação Matemática), pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) e atua como professora de matemática na escola básica e na formação continuada de professores que ensinam matemática. É coautora do material do Sistema Anglo de Ensino da Educação Infantil e 1º ano, na área de Matemática.

No Ensino Fundamental, foi realizada a oficina de Matemática com a autora do material, Adair Nacarato, no auditório da EMEB “Com. Hirayuki Enomoto”.  Adair é licenciada em Matemática e Mestre e Doutora em educação (Educação Matemática), atuou como docente no Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) da USF. É pesquisadora no campo da formação docente e em práticas pedagógicas de matemática. É autora do material de matemática do 2º ao 9º ano.