Secretaria Municipal de Saúde orienta sobre vacinação contra Febre Amarela

Equipe Municipal de Saúde estabeleceu cronograma de vacinação.

Diante do aumento de casos de Febre Amarela em algumas regiões do Brasil, inclusive no Estado de São Paulo, a Secretaria Municipal de Saúde de Pereira Barreto informa que as UBS de Pereira Barreto possuem a vacina e estão prontas para receberem todas as pessoas que desejam atualizar sua carteirinha, conforme cronograma.

Até este momento não houve nenhuma alteração no esquema de vacinação, ou seja, quem já recebeu uma dose em qualquer momento da vida, não precisa revacinar, mesmo que tenha sido vacinado há mais de 10 anos. Porém se a pessoa tiver dúvidas se já foi vacinada e não possuir a carteirinha de vacinação deverá procurar sua Unidade de Saúde e se informar a respeito.

Vale ressaltar que até este momento nenhum caso foi notificado em Pereira Barreto, porém a população deve continuar efetuando medidas de controle em suas residencias. Lembrando que um dos Mosquitos transmissores da Febre Amarela é o Aedes Aegypiti, o mesmo que transmite a Dengue, Zika e Chikunguya. No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus.

Portanto, nada de deixarmos locais que possam vir a acumular água e se tornar potenciais criadouros deste vetor.

Atenção para o cronograma de atendimento nas UBS:

– UBS COHAB: Segundas-feiras

– UBS “Antonio Domiciano”, bairro Lapinha: Terças-feiras

– UBS “Valter Gatti”, bairro Nova Veneza: Quartas-feiras

– UBS ”Dr. José Alexandrino Filho”, bairro Marão: Quintas-feiras

– UBS “Celestino de Carvalho”, bairro Jardim Ipê: Sextas-feiras

O frasco da vacina uma vez aberto, tem apenas 6 horas de validade, portanto, pedimos aos moradores que procurem suas Unidades de saúde preferencialmente das 9h às 15h.