O objetivo da ação foi de alertar e sensibilizar a população sobre prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
A “Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue” é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde e coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde em nível local, e teve início na segunda-feira (26) com ações voltadas a prática de atividades educativas de orientação e conscientização no combate a dengue.
As atividades desenvolvidas no decorrer da semana se concentraram nas unidades escolares, rádios e nas orientações realizadas pelas equipes dos ESF’s – Estratégia da Saúde das Famílias.
De acordo com a Profissional de Informação, Educação e Comunicação, Edenice Lelis de Souza Santos, os alunos com as orientações do filme Sai Fora Dengue e da música Xô Dengue foram preparados para orientarem as pessoas, da própria casa e da comunidade, sobre a dengue, como prevenir e como combater o foco. “Queremos que cada criança de nossas escolas tenha esse momento de aprendizagem importante. As crianças e jovens têm uma capacidade muito grande de aprender, elas chegam em casa, depois da aula, e vão alertar os pais sobre as medidas preventivas da dengue”, tornando-se assim multiplicadores de informação e conhecimento, ressaltou Edenice.
Essa ação que a Secretaria Municipal de Saúde executou, mostra uma dedicação da Prefeitura em fazer uma geração mais consciente e em ajudar a geração atual a cuidar da cidade.
Os munícipes precisam estar conscientes que a dengue não se combate em um único dia, mas em todos os dias, através de uma ação conjunta em que à população tem participação essencial no processo de prevenção à doença.
Quem apresentar sintomas de febre com dor de cabeça e dor no corpo, procurar imediatamente a uma unidade de saúde mais próxima de sua residência.
Crianças observaram larvas da dengue.
Assessoria de Imprensa