De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde estão registrados no município cerca de 2.891 hipertensos.
As unidades de saúde de Pereira Barreto fazem um trabalho de acompanhamento dos pacientes hipertensos, isso se dá, através do cadastramento do paciente e a classificação de risco de cada um.
O acompanhamento médico do hipertenso é realizado com freqüência através das consultas agendadas na própria unidade. Todos os meses o paciente realiza a aferição da pressão arterial com a equipe de enfermagem da UBS.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde estão registrados no município cerca de 2.891 hipertensos. O objetivo em ter os hipertensos cadastrados é incluir os pacientes no Hiperdia, um sistema de cadastramento e acompanhamento do Ministério da Saúde, que permite, entre outras coisas, a garantia do recebimento dos medicamentos prescritos. O cadastramento dos pacientes com a doença é feito na própria residência pelo Agente Comunitário de Saúde.
As unidades de saúde de Pereira Barreto oferecem aos pacientes com hipertensão, a prática de exercícios físicos monitoradas por instrutores de educação física. Orientações sobre o controle da alimentação é realizada com freqüência pelo médico e enfermeira.
A Diretora de Serviço de Saúde, Márcia Yamamoto informou que através das ações da Secretaria Municipal de Saúde o controle da hipertensão está sendo realizado com eficácia no município.
Enfermeira realiza aferição da pressão arterial de paciente.
Assessoria de Imprensa