Durante o mês de maio, as ações de prevenção em saúde bucal serão intensificadas em Pereira Barreto, em conjunto com a Campanha de Vacinação contra a Gripe. A iniciativa tem como foco principal os idosos com 60 anos ou mais. Esses usuários estão convidados a procurar o consultório odontológico da Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
As equipes de saúde bucal estarão à disposição para examinar sinais que possam indicar alterações importantes na cavidade oral, como:
- Feridas na boca ou nos lábios que não cicatrizam em mais de 15 dias, com sangramento ou crescimento;
- Manchas ou placas vermelhas/esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas;
- Nódulos no pescoço;
- Rouquidão persistente.
Em estágios mais avançados, podem ser observadas:
- Dificuldades para mastigar, engolir ou falar;
- Sensação de corpo estranho na garganta;
- Limitação na movimentação da língua.
A campanha reforça ainda orientações importantes para prevenção, como evitar o tabagismo, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e proteger-se da exposição solar excessiva.
A população pode procurar a UBS de referência de segunda a sexta-feira. As equipes estão capacitadas para realizar a avaliação e, quando necessário, encaminhar para diagnóstico e tratamento adequados.
A iniciativa integra os esforços do município para promover o cuidado integral à saúde, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças.
