Equipe Municipal de Saúde passou por capacitação com o coordenador do Hospital de Câncer de Barretos

Prefeitura Municipal e Departamento de Prevenção ao Câncer do Colo de Útero do HC de Barretos firmaram uma parceria para melhorar a prevenção à doença.

A Equipe Municipal de Saúde da Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto passou nesta segunda (21) e terça (22) de uma capacitação juntamente com o Coordenador do Departamento de Prevenção ao Câncer do Colo de Útero do Hospital de Câncer de Barretos, Dr. Marcelo Almeida.

A Prefeitura Municipal e o Hospital de Câncer de Barretos firmaram uma parceria em novembro de 2015, para Pereira Barreto participar do Programa de Prevenção do Câncer de Colo Uterino, um programa que atende mais de 100 municípios do Brasil.

O programa visa agilizar o processo de prevenção a doença: a coleta do exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau), será encaminha diretamente para a avaliação no HC, o que garante a confiabilidade e rapidez dos resultados. Sendo comprovada qualquer irregularidade nos resultados do exame, o departamento do HC de Barreto já marca o dia e horário para a paciente receber novo atendimento e fazer exames comprobatórios. Se nos exames complementares, sendo comprovada a doença, a paciente passa a receber todo o tratamento necessário através do Hospital de Câncer de Barretos, tudo de forma gratuita e sem custos para o município.

Para todo o processo funcionar com o grau máximo de eficiência, todos os integrantes da Equipe Municipal de Saúde passaram por uma capacitação com o Dr. Marcelo Almeida, no intuito de orientar cada profissional sobre suas funções dentro do programa.

O colo do útero é a porção inferior do órgão, localizando-se no fundo da vagina. A doença ainda mata muitas mulheres no Brasil e é o segundo de maior incidência no país. Mas ele pode ser prevenido. O câncer de colo de útero está ligado ao vírus do HPV (Papilomavírus Humano) e pode ser diagnosticado com um simples exame de Papanicolau, mesmo sem ter nenhum sintoma aparente.