1ª Caminhada pela Valorização à Vida será realizada em Pereira Barreto

“Vista” essa causa, use amarelo e participe da caminhada.

nasf 01 211eeA Equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) de Pereira Barreto promoverá a 1ª Caminhada pela Valorização à Vida em parceria com as Secretarias de Saúde, Turismo, Assitência Social (CREAS, CRAS) e Departamento de Esportes.

O local de saída será o Porto Municipal às 8h do dia 26 de setembro, com destino à Praia Pôr do Sol. No local de chegada, haverá café da manhã, palestra com o Psicólogo Vitor Detomini e gincana.

O “Setembro Amarelo” é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, que tem como objetivo, levar à população informações a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, bem como suas formas de prevenção.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos ao redor do mundo. Em dados recentes, sabe-se que a cada 45 minutos uma pessoa se suicida no Brasil. Para cada morte, temos muitas outras tentativas de suicídio e mais pessoas que têm esse desejo, o que chamamos de ideações suicidas. Esses dados mostram que essa questão forma um dos problemas mais graves de saúde pública e uma urgência para os usuários e profissionais. Dificuldade no enfrentamento de conflitos, violências, preconceitos, discriminação, perdas pessoais e/ou materiais, sensação de isolamento, desemprego, humilhações e muitas outras razões podem levar uma pessoa a querer tirar a própria vida ou considerar essa possibilidade. Além disso, mitos e estigmas fazem com que ela seja desacreditada, tenha receio ou vergonha, de procurar algum tipo de ajuda profissional. Assim, há uma extrema necessidade que se fale sobre o tema e que as pessoas se sensibilizem umas com as outras, buscando uma postura de menos julgamento e mais acolhida. Com este intuito foi criada a campanha do “Setembro Amarelo”, que pretende trazer este assunto à tona, alertar as pessoas acerca do suicídio, discutindo mitos e tabus e oferecendo ferramentas de prevenção.