As Conferências de Saúde tem como objetivo analisar a situação de saúde e estabelecer diretrizes para atingir desejos e necessidades expressas pela população.
A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto promoverá no próximo dia 30 de Maio, a 6ª Conferência Municipal de Saúde de Pereira Barreto. As Conferências de Saúde tem como objetivo analisar a situação de saúde e estabelecer diretrizes, ou seja, indicar caminhos para atingir desejos e necessidades expressas pela população. Para isso é necessário o debate entre diferentes grupos de interesse e a construção de pactuações no estabelecimento de prioridades em âmbito local, regional, estadual ou nacional.
A Conferência Municipal de Saúde de Pereira Barreto deve conferir as ações do município, principalmente quanto à implantação e implementação das resoluções da Conferência anterior. É uma avaliação da efetividade das propostas e da evolução do acesso com qualidade à Saúde. As proposituras serão classificadas e incluídas no Plano de Saúde do município. A organização de conferências municipais abordará assuntos do município e sua relação com as Redes Regionais de Atenção. Nesta etapa municipal serão eleitos delegados para participarem da Etapa Regional que ocorrerá dias 22 e 23 de Junho, em Araçatuba.
Serão realizadas Pré-Conferência em todas as Unidades Básicas de Saúde com o objetivo de propiciar a ampla participação da população na discussão das necessidades de saúde e na elaboração de propostas. Nas Pré-Conferências serão eleitos os delegados para participarem da Conferência Municipal de Saúde.
O tema deste ano da Conferência é “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”, e será dividida em oito eixos temáticos:
I- Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade;
II – Participação Social;
III – Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde;
IV – Financiamento do SUS e Relação Público-Privado;
V – Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde;
VI – Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS;
VII – Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS;
VIII – Reformas Democráticas e Populares do Estado;