6º Conferência Municipal de Saúde foi realizada neste sábado

Conferência foi realizada na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira” e contou com representantes dos segmentos dos usuários e trabalhadores com a intenção de debater propostas para a melhora da Rede Municipal de Saúde.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto realizou no último sábado (30) durante o dia todo, a 6º Conferência Municipal de Saúde com o tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”. A conferência foi realizada na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”.

A Conferência foi aberta com uma palestra do psicólogo Antônio Sidney Marques, que foi Secretário Municipal de Saúde da Cidade de Penápolis. Sidney Marques ressaltou a importância dos usuários da rede municipal de saúde comparecerem às consultas, exames, fazerem uso de medicamentos corretamente, dentre outros. O psicólogo também a respeito da importância da integração das equipes municipais de saúde na busca por uma Saúde melhor. Em seguida, a Secretária Municipal de Saúde, Carmem Sílvia Guariente, também realizou uma palestra sobre as políticas públicas de Saúde em Pereira Barreto.

Ao final das palestras, os presentes puderam formular perguntas para o psicólogo Sidney Marques e para a Secretária Carmem, em um debate de ideias rico e produtivo.  Encerrado o debate, um almoço foi servido, e às 13h15min, os participantes se dirigiram para as dependências da CENE – Escola Estadual “Cel. Francisco Schmidt”, onde formaram os grupos dos oito eixos temáticos, onde foram apresentadas propostas para os temas em questão: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; Reformas Democráticas e Populares do Estado.

Às 15h, os participantes retornaram para a Casa da Cultura e passaram para a plenária final, onde foram votadas as propostas que não foram aprovadas nos grupos. Realizadas as discussões e as votações, a 6º Conferência Municipal de Saúde foi encerrada.

A 6º Conferência Municipal de Saúde visou conferir as ações do município, principalmente quanto à implantação das resoluções da Conferência anterior. É uma avaliação da efetividade das propostas e da evolução do acesso com qualidade à Saúde. As proposituras serão classificadas e incluídas no Plano de Saúde do município.