Ações de conscientização no combate ao suicídio serão realizadas em Pereira Barreto durante o Setembro Amarelo

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste mês de Setembro ações educativas na busca da prevenção ao suicídio, relativas a Campanha Setembro Amarelo. No dia 29 acontece, das 7h45 às 9h30, uma mesa redonda on-line voltada para toda população. O encontro será mediado pela Psiquiatra Patricia Afonso de Almeida.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2016, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é um grave problema de saúde pública – cerca de 800 mil pessoas, em todo o mundo, tiram a própria vida. Só no Brasil foram registrados 13.467 suicídios, uma taxa de 6,1 a cada grupo de 100 mil mortes, ocupando o 8º lugar em números de suicídio.

O Setembro Amarelo tem como objetivo chamar atenção sobre uma das principais causas de mortalidade no mundo. O período foi escolhido para trabalhar esse tema, pois no dia 10 de Setembro é celebrado o Dia Mundial do Suicídio.

Programação Mesa Redonda

Enfermeira da atenção primária de saúde Regiane Vitória Motta de Medeiros
Tema: “Epidemiologia municipal do suicidio”;

Psicóloga da Secretaria da Assistência Social Ana Paula da Silva da Conceição
Tema: “Risco de suicídio em núcleos que se encontram em situação de vulnerabilidade”;

Professor do Curso de Psicologia das FIU de Pereira Barreto Elias Lopes Vieira
Tema: “Prevenção do suicídio na interface com a fé”;

Psicóloga Carla Ribeiro (Legião Mirim)
Tema: “Prevenção do suicídio na adolescência”.