Boa alimentação ajuda no combate ao estresse

A alimentação exerce influência importante no comportamento emocional.

A rotina de toda sociedade mudou muito com o passar dos anos, tendo atingido nos tempos modernos o auge da correria, principalmente, com trabalho profissional. E diante disso, a alimentação é a maior prejudicada com hábitos acelerados que a população não nota que são adotados. O café da manhã atropelado, o almoço que vai tomar menos tempo para voltar ao trabalho e o jantar pesado para suprir a vontade do dia inteiro. Este é o produto final dessa rotina agitada: o estresse.

Como em todas as implicações da saúde, a alimentação exerce influência importante no comportamento emocional, e para quem se encontra nesta situação, alguns alimentos podem ser incluídos na dieta que vão auxiliar no combate ao estresse.

– Hortelã: Esta erva aromática leva mais do que sabor aos pratos: possui propriedades digestivas e calmantes. Uma infusão com as folhas desta planta além de ajudar no processo de digestão ainda diminui a agitação e reduz a ansiedade.

– Aveia: Tanto a aveia quanto outros cereais integrais, frutas com casca e verduras também ajudam a aumentar os níveis de serotonina no cérebro, que é um hormônio responsável pela sensação de bem estar e controle do apetite. Esses alimentos oferecem esse recurso de maneira natural por serem fontes de vitamina B6 e magnésio. Ainda fornece fibras que dão saciedade e evitam que você exagere na próxima refeição.

– Castanha-do-Pará: É excelente fonte de vitaminas do complexo B, nutrientes indispensáveis para a produção adequada de energia, ou seja, ajudam a combater o cansaço e a fadiga. Mas sem exageros, pois é um alimento calórico. Duas unidades por dia são suficientes.

– Leite: Estão presentes dois nutrientes que ajudam a acalmar e induzem ao relaxamento: triptofano (indispensável para a síntese de serotonina) e cálcio.

– Folhas verdes escuras: Esses alimentos contêm boa quantidade de Magnésio, mineral importante para o relaxamento. Além disso, está envolvido na síntese de serotonina. Porém, as frutas e hortaliças no geral são alimentos que oferecem vitaminas e minerais importantes para o metabolismo, como vitamina C, vitamina E, betacaroteno, complexo B e minerais. Portanto, aposte nesses alimentos, que oferecem uma grande variedade de nutrientes e favorecem a saúde como um todo.

O homem é, de fato, aquilo que come. Como tal, as escolhas alimentares acabam estruturando todas as esferas da vida emocional, incluindo o estresse. Então, ter hábitos alimentares saudáveis e a prática regular de atividade física proporciona bem estar e faz estar bem, consequentemente, melhorando a qualidade de vida.