Campanha de Vacinação Contra o Sarampo e a Paralisia Infantil se encerra nesta sexta-feira (28)

Todas as UBS do município estão realizando a vacinação, que é fundamental para o desenvolvimento da vida das crianças.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto encerra nesta sexta-feira (28) a Campanha de Vacinação Contra o Sarampo e a Paralisia Infantil. A campanha teve início no dia 8 e é fundamental que os pais ou responsáveis pelas crianças que ainda não foram vacinadas, as levem para receber a vacina. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Pereira Barreto estão realizando a vacinação.

A vacinação contra a poliomielite, responsável pela paralisia infantil, é voltada para crianças de seis meses até menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). A vacina que imuniza contra o sarampo é a conhecida tríplice viral, que protege também contra caxumba e rubéola e deve ser aplicada em crianças a partir de um ano até menores de cinco anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite desde 1990. No entanto, a continuidade das campanhas de vacinação é fundamental para evitar a reintrodução da doença no país. A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, que no passado acometeu milhares de crianças. Na maioria dos casos não provoca morte, mas resulta em sérias lesões irreversíveis, causando principalmente paralisia das pernas.

A vacinação contra o Sarampo visa erradicar a doença, que é altamente contagiosa. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção é por meio da vacina.