Campanha “Fique Sabendo” continua sendo realizada em Pereira Barreto

UBS de Pereira Barreto oferecem testes rápidos de HIV e sífilis à população.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, em virtude do dia 1 de Dezembro que comemora o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, continua realizando a Campanha “Fique Sabendo”. As unidades básicas de saúde do município estão realizando exames de HIV e Sífilis pelo método rápido, realizando aconselhamento prévio com abordagem consentida.

Dessa forma, as pessoas que desejarem conhecer sua situação em relação ao HIV poderão procurar as UBS no horário das 7h30min às 17h, para realização do exame, e assim serão orientadas individualmente e terão o sangue coletado, recebendo o resultado no mesmo dia.

Para a campanha, a Secretaria Municipal de Saúde realizará somente o Teste Rápido Diagnóstico, tanto para Sífilis como para HIV. Nas consultas de rotina, continuará sendo oferecido o Teste rápido e convencional.

A grande utilidade dos testes rápidos é seu uso em situações de emergência, diante da necessidade de se avaliar e decidir rapidamente sobre a indicação de medicamentos para prevenir infecção pelo HIV, como nos casos dos profissionais de saúde que sofrem exposição ocupacional e das gestantes no final da gravidez ou já em trabalho de parto e que não tenham sido testadas para o HIV no pré-natal. Nessas ocasiões, os testes rápidos são convenientes pela agilidade e boa relação de custo-efetividade, justificando seu uso.

O teste de AIDS não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, faça o exame. Após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste. Por conta disso, é melhor fazer o exame após esse período ou repetir novamente depois de 30 dias.

O HIV pode ser transmitido:

– Por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo), anais, vaginais e orais;

– Pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas;

– De mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação;

– Por transfusão de sangue

Sífilis

É uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Podem se manifestar em três estágios. Os maiores sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura da doença.

Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis, principalmente as gestantes, pois a sífilis congênita pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer.

A sífilis pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto.

O teste de AIDS é gratuito, sigiloso e um direito seu!