Campanha “Fique Sabendo” foi realizada em Pereira Barreto

UBS de Pereira Barreto oferecem testes rápidos de HIV e sífilis à população.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, em virtude do dia 1 de Dezembro, que comemora o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, realizou nas Unidades Básicas de Saúde, exames de HIV e Sífilis pelo método rápido, realizando aconselhamento prévio com abordagem consentidas.

A grande utilidade dos testes rápidos é seu uso em situações de emergência, diante da necessidade de se avaliar e decidir rapidamente sobre a indicação de medicamentos para prevenir infecção pelo HIV, como nos casos dos profissionais de saúde que sofrem exposição ocupacional e das gestantes no final da gravidez ou já em trabalho de parto e que não tenham sido testadas para o HIV no pré-natal. Nessas ocasiões, os testes rápidos são convenientes pela agilidade e boa relação de custo-efetividade, justificando seu uso.

O teste de AIDS não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, faça o exame. Após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste. Por conta disso, é melhor fazer o exame após esse período ou repetir novamente depois de 30 dias.

O HIV pode ser transmitido:

– Por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo), anais, vaginais e orais;

– Pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas;

– De mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação;

– Por transfusão de sangue

Sífilis

É uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Podem se manifestar em três estágios. Os maiores sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura da doença.

Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis, principalmente as gestantes, pois a sífilis congênita pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer. A sífilis pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto.

O teste de AIDS é gratuito, sigiloso e um direito seu!