Campanha “Não passe do limite! Complete o tanque só até o automático!” está sendo realizada em Pereira Barreto

A campanha educativa busca promover o abastecimento consciente de veículos nos Postos de Combustíveis alertando sobre os riscos do benzeno (substância presente na gasolina).

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto está promovendo visitas nos postos de combustíveis divulgando a campanha “Não passe do limite! Complete o tanque só até o automático”.

O objetivo é orientar os trabalhadores dos postos de combustíveis; principalmente os frentistas, sobre os danos á saúde que a gasolina provoca quando seus vapores são inalados durante o abastecimento de veículos; visando evitar que os frentistas não tenham contato com o combustível; orientando também a população, principalmente os condutores de veículos, sobre os danos provocados aos veículos e ao meio ambiente quando se abastece além do travamento automático da bomba, isto é, “até a boca”.

Esta medida evita danos a saúde do consumidor e principalmente do frentista, evita a contaminação do meio ambiente, danos ao automóvel e até mesmo o desperdício de combustível.

O benzeno é uma substância cancerígena que está presente na gasolina e que pode causar intoxicação, por inalação de gases ou aspiração de forma liquida, além de tudo; estudos revelam que o benzeno é causador de bronquites irritativas graves, hemorragia, inflamação e edema pulmonar e pode levar a morte.

O grupo estará visitando todos os postos de combustíveis do município levando a mensagem para que se respeitem o limite estabelecido. O esclarecimento é para que não se deva encher o tanque de combustível além do limite, além dos males causados à saúde do frentista, tem ainda o fator ecológico, em que o derramamento de combustível excedente do tanque no solo e sua evaporação no ar causa também riscos ao meio ambiente.

O lançamento Oficial da Campanha em todo estado ocorreu nesta segunda-feira (16) e o Dia “D” onde começarão a serem feitas as panfletagens será do dia 18 até o dia 31. Depois da campanha lançada, este trabalho ficará incluso nas atividades de rotina do Grupo de Técnico de Vigilância Sanitária Municipal, da Vigilância Epidemiológica e das Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura Municipal.