Campanha Outubro Rosa continua sendo realizada em Pereira Barreto

Campanha de conscientização objetiva explanar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto continua realizando a Campanha Outubro Rosa. Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada no mês de Outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Nesta sexta-feira (25), foi oferecido um café da manhã especial às mulheres que utilizam os serviços da UBS “Celestino de Carvalho”, localizada no bairro Jardim Ipê. O evento contou com palestras, orientações, dinâmicas, depoimentos emocionantes de mulheres que venceram a batalha contra o câncer recentemente, dentre outras atividades.

O movimento surgiu em Nova York no ano de 1990 e desde então vem sendo promovido anualmente em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer mamário. No Brasil, as taxas de mortalidade pela enfermidade continuam elevadas, exigindo cada vez mais atenção à sociedade do diagnóstico precoce, que, aliado ao tratamento, possibilita melhores resultados.

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente, ocorrendo o crescimento anormal das células mamárias. É o tipo de câncer que mais acomete as mulheres mundialmente.

A doença apresenta alguns fatores de risco, tais como:

– histórico familiar da doença;

– idade entre 40 a 69 anos (isso porque a exposição ao hormônio estrógeno está no auge nessa faixa etária);

– menstruação precoce;

– menopausa tardia;

– colesterol alto, dentre outros.

A maioria dos tumores da mama, quando iniciais não apresenta sintomas. Por isso é importante fazer os exames preventivos na idade adequada, antes do aparecimento de qualquer sintoma. O nódulo não é o único sintoma, existem outros, tais como:

– vermelhidão na pele;

– alterações no formato dos mamilos e das mamas;

– nódulos nas axilas;

– secreção escura saindo pelo mamilo;

– pele enrugada como casca de laranja;

– em estágios mais avançados pode surgir feridas nas mamas

Existem exames que podem diagnosticar o câncer de mama, como a mamografia, ressonância magnética, ecografia e biopsia do tecido coletado. Procure seu médico. Ele irá lhe orientar qual o exame mais adequado para o seu caso. O tratamento dependerá do tipo e do estadiamento da doença que a pessoa for acometida; podendo ser com radioterapia, quimioterapia, hormonoterapia e às vezes até a retirada da mama. Por isso, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Procure a sua UBS e faça os exames preventivos.

Uma observação muito importante. O câncer de mama, também acomete os homens, por isso, qualquer sinal de alerta procure sua UBS e tire todas as suas dúvidas. Prevenir é o melhor caminho. Declare seu amor por você mesma. Participe da Campanha de Prevenção do câncer “Outubro Rosa”.