Câncer de Próstata é uma das causas mais frequentes dos óbitos em homens

O crescimento de óbitos por esse tipo de câncer cresceu 120%, entre 1979 e 2006.

A próstata é uma glândula masculina que se localiza entre a bexiga e o reto. Essa glândula participa da produção do sêmen, líquido que carrega os espermatozoides produzidos no testículo. Ela envolve a uretra e seu tamanho normal é de uma azeitona. A próstata, como todo o aparelho sexual masculino, tem o seu funcionamento regulado pelos níveis de testosterona circulantes, o hormônio masculino.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata também está entre as causas mais frequentes de mortes. O crescimento de óbitos por esse tipo de câncer cresceu 120%, entre 1979 e 2006, segundo o instituto.

Quais os sintomas que sugerem problemas na próstata?

• Diminuição do fluxo urinário (a urina necessita de esforço para sair)

• Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga após micção

• Necessidade frequente de urinar (especialmente à noite)

• Necessidade urgente de urinar

• Urina com dor

• Sangue na urina

Diagnóstico

Os exames mais comumente realizados para se detectar  câncer de próstata , são o toque retal, o exame de ultrassonografia transretal e o exame de PSA (antígeno prostático-específico).

Trata-se de um exame indolor e que pouco incomoda o homem.

O homem, até por questão meio cultural, tem uma resistência muito grande ao exame da próstata, que é o toque retal. É preciso vencer esse preconceito para ter maior zelo pelo seu corpo. Ainda têm muitos homens com receio do exame de toque. Pode ficar tranquilos, o exame não dói, não deixa cicatriz, não deixa sequelas e dura em torno de dois minutos.

Fatores de Risco para o Desenvolvimento do Câncer de Próstata

– Idade

O câncer de próstata é incomum em homens de 50 anos ou menos. Porém depois dessa idade torna-se mais comum a cada década que passa. Por isso, fazer exames de detecção precoce após essa idade é importante para a prevenção da doença.

Quanto mais precocemente se diagnostica um tumor, maior são as suas chances de cura.

– Dieta

A adoção de hábitos saudáveis aparece como uma forma de prevenir as doenças em gerais, aí podendo se incluir o câncer de próstata, tais como: comer adequadamente; controlar o peso; evitar bebidas alcoólicas; limitar o uso de açúcar e sal; não fumar e praticar exercícios físicos. Dentre esses hábitos, as dietas consideradas saudáveis ocupam um espaço significativo. Em geral, se recomenda uma dieta com baixa gordura saturada (principalmente gordura animal), rica em fibras, frutas, vegetais e grãos. A complementação dietética com vitamina E (800 mg ao dia) e com selenium (200 µg ao dia) também  tem um efeito protetor contra o câncer de próstata. A ingestão abundante de tomate e seus derivados parece diminuírem de 35% os riscos de câncer de próstata […] O efeito benéfico do tomate resultaria da presença de grandes quantidades de lycopene, um b-caroteno natural precursor da vitamina A.

– História familiar

Os riscos aumentam 2,2 vezes quando um parente de 1º grau (pai ou irmão) é acometido pelo problema, de 4,9 vezes quando dois parentes de 1º grau são portadores do tumor e de 10,9 vezes quando três parentes de 1º grau têm a doença.

– Raça

Nos EUA, homens negros têm maior incidência de câncer de próstata que os homens brancos, e mais que homens de origem oriental. Aparentemente, essa diferença racial se dá pelos níveis de testosterona circulante em cada raça.  Homens da raça negra devem dar uma atenção especial para esse risco elevado e fazer os exames de detecção precoce sempre.

Informações adicionais

O Ministério da Saúde, em texto veiculado pela Internet, aponta para a necessidade de todos os homens brasileiros, entre 45 e 75 anos, de se submeterem a exames de prevenção e diagnóstico precoce de câncer de próstata com urologistas do SUS, dos planos de saúde e nos demais órgãos públicos.

Exame de PSA

O PSA é um ingrediente do sêmen produzido pela próstata.com a idade também aumenta a taxa de PSA no sangue, O teste de antígeno prostático (PSA) mede essa quantidade e se estiver muito elevada ajudará o medico a determinar as causas desse aumento, portanto, o exame de toque retal e o teste de PSA são a melhor maneira para se diagnosticar o câncer de próstata

Como é o Exame de PSA

No laboratório será feito um exame de sangue, cujo resultado será analisado pelo seu medico. Se esse exame mostrar que as taxa de PSA está acima do normal, seu médico poderá recomendar outros exames: novos exames de sangue, análise e cultura de urina, exame de ultrassom ou biopsia da próstata. Uma vez identificado o problema, seu medico e você vai conversar sobre o tratamento. O câncer de próstata pode ser curado se detectado no inicio. Portanto, é muito importante prevenir.