O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Pereira Barreto realizará no próximo dia 24, um evento na Praia Pôr do Sol voltado para jovens e crianças em destaque ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Na oportunidade, serão realizadas atividades das 9h às 12h como apresentação musical e de dança, prática esportiva, gincanas e jogos temáticos, participação do Doutores da Alegria e de estudantes do curso de Psicologia das FIU, além de distribuição de pipoca, algodão doce e lanche.
O município de Pereira Barreto registrou em 2023 quatro mortes por suicídio e inúmeras tentativas. “É um dado alarmante. Temos 5101 crianças e adolescentes que já foram ou estão sendo assistidos pelo serviço público de saúde mental da nossa cidade, conforme registros do sistema eletrônico”, destacou o enfermeiro responsável pelo CAPS, Diogo Menezes.
Segundo as últimas estimativas apontadas pela UNICEF (2021), a preocupação com a saúde mental das crianças é procedente, uma vez que é estimado que 13% da população de seis anos tenha diagnóstico de algum transtorno mental. Calcula-se que, globalmente, mais de um em cada sete meninos e meninas com idade entre 10 e 19 anos apresenta algum transtorno mental diagnosticado. Cerca de 46 mil adolescentes morrem por suicídio a cada ano, uma das cinco principais causas de morte nessa faixa etária.
O CAPS realiza diariamente acolhimento e atendimento voltado à população que busca por ajuda. A unidade do Centro fica na Rua Yukio Akyama, 3820 e atende pelo telefone (18) 3704-2447.
PROGRAMAÇÃO:
Início: 9h
Término:12h
9h – Apresentação das atividades a serem realizadas;
9h20 – Abertura: Apresentação da Facmol;
9h40 – Apresentação de Dança;
10h20 – Iniciação das gincanas temáticas e jogos;
12h – Encerramento.