CAPS de Pereira Barreto realiza neste domingo (24) evento em valorização à vida com crianças e adolescentes

O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Pereira Barreto realiza neste domingo, dia 24, um evento na Praia Pôr do Sol voltado para jovens e crianças em destaque ao Setembro Amarelo, buscando despertar a valorização da vida. Na oportunidade, serão realizadas atividades das 9h às 12h como apresentação musical e de dança, prática esportiva, gincanas, jogos temáticos, participação do Doutores da Alegria, de estudantes do curso de Psicologia das FIU, distribuição de pipoca, algodão doce, lanche, além de uma feira para adoção de animais.

O município de Pereira Barreto registrou em 2023 quatro mortes por suicídio e inúmeras tentativas. “É um dado alarmante. Temos 5101 crianças e adolescentes que já foram ou estão sendo assistidos pelo serviço público de saúde mental da nossa cidade, conforme registros do sistema eletrônico”, destacou o enfermeiro responsável pelo CAPS, Diogo Menezes.

Segundo as últimas estimativas, apontadas pela UNICEF (2021), a preocupação com a saúde mental das crianças é procedente, uma vez que é estimado que 13% da população de seis anos tenha diagnóstico de algum transtorno mental. Calcula-se que, globalmente, mais de um em cada sete meninos e meninas com idade entre 10 e 19 anos apresenta algum transtorno mental diagnosticado. Cerca de 46 mil adolescentes morrem por suicídio a cada ano, uma das cinco principais causas de morte nessa faixa etária.

O CAPS realiza diariamente acolhimento e atendimento voltado à população que busca por ajuda. A unidade do Centro fica na Rua Yukio Akyama, 3820 e atende pelo telefone (18) 3704-2447.

PROGRAMAÇÃO:

Início: 9h