Carreta do Hospital do Amor de Barretos estará em Pereira arreto no dia 15 de Abril

Mulheres com idade de 40 a 69 anos ainda podem realizar seus agendamentos.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto informa a todos os interessados em realizar os exames de mamografia da carreta do Hospital do Amor de Barretos, que a o agendamento e o cadastro para os atendimentos já estão sendo realizados. O veículo estará em Pereira Barreto no próximo dia 15 de Abril. Os exames de Mamografia na Carreta de Barretos em mulheres de 40 a 69 anos de idade serão realizados conforme este agendamento.

Procure a sua UBS e obtenha todas as informações necessárias para realizar o seu exame. Para realizar o exame é necessário fotocópia do CPF, RG, comprovante de residência e o Cartão Nacional do SUS. O Câncer de Mama é uma doença que acomete mais as mulheres. São fatores de risco:

– Idade avançada;

– Exposição prolongada aos hormônios femininos;

– Excesso de peso e o histórico familiar ou de mutação genética.

Em geral o primeiro sinal da doença costuma ser a presença de um nódulo único, não doloroso e endurecido na mama. Outros sintomas, porém, devem ser considerados, como a deformidade e/ou aumento da mama, gânglios axilares aumentados, vermelhidão, edema, dor e a presença de líquidos nos mamilos.

A mamografia é o exame mais indicado para detectar precocemente a presença de nódulos nas mamas. O exame clínico e outros exames de imagem e laboratoriais também auxiliam a estabelecer o diagnóstico preciso. As formas de tratamento variam conforme o tipo e o estadiamento do câncer. Os mais indicados são: quimioterapia, radioterapia, hormonoterapia e cirurgias, que pode incluir a remoção do tumor ou a mastectomia.

Faça o autoexame das mamas mensalmente, de preferência no 7º ou 8º dias após o início da menstruação. E atenção, embora menos comum, o câncer de mama também pode atingir os homens, portanto qualquer sinal de alerta, procure a sua UBS e obtenha todas as informações necessárias para sanar toas as suas dúvidas.