Casos de Dengue diminuem em Pereira Barreto, mas Secretaria da Saúde pede atenção

Ações da Prefeitura Municipal com a participação da população foram fundamentais para a diminuição dos casos confirmados da doença no município.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta segunda-feira (3), uma atualização da Planilha de Monitoramento da Dengue, com dados dos fechamentos mensais até o mês de Maio. Segundo a planilha divulgada, houve uma queda significativa nos casos de Dengue no município.

Os números inseridos na planilha mostram que de Janeiro a Maio deste ano, há uma diminuição significativa dos casos de pessoas infectadas pela Dengue no município. Em Janeiro foram 198 pessoas infectadas pelo vírus, em Fevereiro o número subiu para 328 casos, acionando assim um sinal de alerta no município.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Márcia Yamamoto, os números positivos se deram por meio de vários fatores, entre eles o investimento em ações de combate e a participação da população no combate ao mosquito transmissor da doença. “Nesse ano tivemos um período que acionou um sinal de alerta, com os dados que tivemos no mês de Fevereiro nos preocupou, assim, iniciamos várias ações educativas aos munícipes e outras de combate ao mosquito através de investimento feitos pela Administração Municipal. Foram feitas aplicações de inseticida nas residências, em bueiros e o fumacê nas ruas. Fora isso, iniciamos juntamente com todas as Secretarias Municipais, um arrastão de limpeza em toda cidade, operação na qual foram limpos terrenos e quintais. Agora o apoio da população foi o que mais nos surpreendeu, e os números mostram como essa união pode tranquilizar momentaneamente o município nessa situação que preocupa toda região e também o estado”.

Após as ações citadas pela Secretária de Saúde, os números do fechamento dos últimos três meses, mostra a diminuição de pessoas que procuraram a rede municipal de saúde com os sintomas da doença. Em Março, foram registrados 88 casos de dengue no município, em Abril os casos caíram para 40 e no mês de Maio foram registrados apenas 15 pacientes com Dengue. Ainda segundo a Secretária Municipal, as ações de combate devem continuar e é de fundamental importância que o munícipe continue mantendo seus quintais limpos, acabando assim com os focos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue.

Vale lembrar que mais uma ação que auxiliou nesse combate contra a Dengue é o Limpa Geral, ação que terá início na próxima segunda-feira (10). O Limpa Geral é um arrastão que ocorre em dois períodos durante o ano e percorre por todo município. Para maiores informações o munícipe deve acessar o site da Prefeitura Municipal: www.pereirabarreto.sp.gov.br e clicar no banner digital Limpa Geral 2019 para obter as informações.