CCZ de Pereira Barreto disponibiliza doses da vacina antirrábica

Compartilhe:

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através do  Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), informa a população que tem doses disponíveis de vacina antirrábica. O munícipe que tiver com seu cão ou gato sem vacinar há mais de um ano, ou com filhotes acima de quatro meses de idade, que nunca tomaram a vacina, devem agendar pelo telefone (18) 3704-4786 para posterior vacinação no CCZ ou retirada da vacina. As doses são limitadas.

A raiva é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que compromete o Sistema Nervoso Central (SNC). É uma encefalite, em geral de evolução rápida, dependendo da assistência recebida pelo paciente. O período de incubação é, em geral, de 15 dias a dois meses. Como primeiros sintomas, os animais apresentam mudança de comportamento, escondem-se em locais escuros ou mostram uma agitação inusitada. Após 1 a 3 dias, ficam acentuados os sintomas de excitação.

A transmissão da raiva ocorre quando os vírus existentes na saliva do animal infectado penetra no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura.

Sintomas

– dificuldade para engolir
– salivação abundante
– mudança de comportamento
– mudança de hábitos alimentares
– mudança de hábitos
– paralisia das patas traseiras

Nos cães, o latido torna-se diferente do normal, parecendo um “uivo rouco”, e os morcegos, com a mudança de hábito, podem ser encontrados durante o dia, em hora e locais não habituais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *