Data alerta sobre a preocupação em relação à doença é celebrado nesta quinta-feira

Data alerta sobre a preocupação em relação à doença.

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é celebrado nesta quinta-feira (24), porém desde o início deste mês, a Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto vem realizando a campanha de intensificação na prevenção da doença, com a busca ativa de pessoas com sintomas da doença em todas as unidades de saúde (UBS) do município.

Se você está com tosse por mais de duas semanas consecutivas procure uma unidade de saúde mais próxima. O tratamento da Tuberculose é gratuito e feito em casa e a coleta de exames encontra-se disponível o ano todo em todas as unidades.

A tuberculose é uma infecção causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, a qual mais comumente afeta os pulmões (tuberculose pulmonar), mas também pode atingir o sistema nervoso central (meningite), sistema linfático, sistema circulatório (tuberculose miliar), sistema geniturinário, ossos e articulações.

O sintoma mais frequente da TB pulmonar no adulto é a tose. Toda pessoa que apresente tosse que dure 3 semanas ou mais é chamada de sintomático respiratório e deve ser encaminhada ao médico para pesquisa de TB. Outros sintomas são: febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. O doente pode apresentar todos esses sintomas, mas pode ter somente uma tosse que às vezes até passa despercebida. Muitas vezes as pessoas pensam que sua tosse é “comum”, porque são fumantes, ou que é uma bronquite ou gripe mal curada, e não dão importância.

A transmissão da tuberculose ocorre de forma direta, ou seja, de pessoa a pessoa. A aglomeração de pessoas é o fator de transmissão. A pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e que podem ser aspiradas por outra pessoa, contaminando-o com o bacilo tuberculíneo. Uma má alimentação, a falta de higiene, tabagismo ou qualquer outro fator que gere em nós baixa resistência orgânica leva-nos a ficarmos mais vulneráveis ao contágio do bacilo.

Toda a pessoa que apresente tosse por 3 ou mais semanas deverá procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, para ser avaliado por um médico e fazer o exame do escarro (baciloscopia). Este exame é muito importante porque permite descobrir aqueles doentes que eliminam os bacilos e que são, portanto, fonte de transmissão.

É indispensável realizar o exame de escarro para um diagnóstico correto e é muito importante a colheita adequada do escarro, para que se garanta a qualidade do exame. Por isto, peça ao profissional de saúde que explique muito bem como fazer. Além do exame de escarro, o profissional de saúde também poderá pedir uma radiografia do tórax. Outros exames, como a cultura de escarro e um teste chamado PPD também podem ser necessários.