Dia da Enfermeira foi comemorado no dia 10 de Agosto

A área da saúde conta em Pereira Barreto com diversos profissionais da área com enorme gabarito e conhecimento.

A enfermagem é uma das mais antigas profissões e é conhecida como a “arte de cuidar”. Esses profissionais hoje são bem vistos graças à Florence Nightingale, britânica nascida em 1820, que é considerada a fundadora da enfermagem moderna. O fato de ser mulher significava que tinha que lutar com as autoridades militares a cada passo para levar a cabo o propósito de reformar o sistema hospitalar, pois as condições eram precárias, não havia leitos ou macas, os soldados ficavam deitados no chão bruto e operações eram efetuadas em condições anti-higiênicas. No dia 10 de Agosto é um dia reservado em homenagem a todos que se dedicam à Enfermagem.

Essa data é muito bem comemorada por esses profissionais preocupados com nossa saúde e bem-estar, pessoas que tem um cuidado todo especial com seus enfermos, pessoas que se dedicam a cuidar do próximo.  A enfermeira é a primeira profissional da saúde que temos acesso ao chegar a um hospital, e ela que é responsável em cuidar dos pacientes enquanto estão internados.

A enfermeira é uma profissional preparada para atuar em todas as áreas da Saúde: assistenciais, administrativas e gerenciais. Dentro da enfermagem existem três categorias: o enfermeiro (profissional de nível superior) que supervisiona e orienta a equipe técnica de enfermagem, o Técnico e o auxiliar de enfermagem (nível médio), o qual geralmente é quem executa a maioria dos procedimentos básicos, muitas pessoas confundem essas categorias e acabam denominando todos de “enfermeiros”. Esse profissional geralmente trabalha na organização, gerência e supervisão das unidades de saúde, o que torna às vezes o trabalho um pouco burocrático, além de poder atuar em diversas áreas como: hospitais, unidades de saúde da família, instituições de ensino etc.

Na Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, os profissionais de enfermagem se fazem presente na Atenção Básica, Coordenação e Administração da Saúde, coordenados pela Secretária de Saúde Dr.ª Enfermeira Carmem Silvia Guariente Paiva, totalizando 14 enfermeiras. A Administração Municipal conta ainda com 22 auxiliares de enfermagem distribuídos na Atenção Básica Municipal, 4 técnicos de enfermagem na ESF (Estratégia da Saúde da Família) da Zona Urbana e 3 técnicos de enfermagem na ESF Qualis Rural.

A Secretaria oferece para os profissionais da área de enfermagem treinamentos periódicos na área de atuação através do Programa de Educação Permanente em Saúde e atualizações por videoconferências do Telessaúde Rio de Janeiro e Telessaúde Rio Grande do Sul, que disponibilizam materiais e informações 24 horas para todos os profissionais. Com isso, os profissionais ficam atualizados melhorando o saber técnico e científico, consequentemente trazendo melhorias no atendimento prestado.