Dia de Nacional de Combate ao Colesterol é comemorado no dia 8 de Agosto

 Número de brasileiros que sofrem de obesidade vem aumentado a cada ano.

 

 No dia 08 de Agosto celebramos o Dia Nacional do Combate ao Colesterol, que visa conscientizar a população brasileira sobre a importância de manter uma alimentação equilibrada. O alto índice, na maioria dos casos, é consequência do consumo excessivo de gosduras saturadas e trans que podem se encontradas em biscoitos, alimentos de origem animal, além do excesso de peso que acomete grande parcela da população brasileira.

 

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, o número de brasileiros com sobrepeso e que sofrem de obesidade aumentou nos últimos seis anos. De 42,7, em 2006, para 48,5%, em 2011. No mesmo período, houve um aumento no percentual de obesos passando de 11,4% para 15,8%.

 

Para prevenir sobrepeso e o aumento do colesterol no organismo, é importante manter uma alimentação equilibrada, trocando alimentos de gordura saturada por ingestão de gorduras insaturadas encontradas, por exemplo, em óleos vegetais, oleaginosas e peixes. A prática regular de exercícios físicos em conjunto com uma alimentação equilibrada auxilia no combate ao colesterol.

 

O colesterol está presente em nossas células, participando na produção de vitamina D e também de hormônios. A maior parte (cerca de 70%) é produzida pelo fígado e o restante vem da ingestão de alimento. Porém, quando em excesso no sangue está relacionado a problemas cardiovasculares.

Existem dois tipos de colesterol. O HDL, chamado de colesterol bom, reduz o risco de acúmulo de gordura nas artérias. O LDL, colesterol ruim, deposita gordura nas artérias e dificulta o fluxo sanguíneo.

 

Dicas para combater a alta do colesterol:

-Ingestão de alimentos ricos em ômega 3 e 6 – óleos vegetais como o óleo de soja e seus derivados como creme vegetal, peixes oleosos;

-Substituir alimentos que são fonte de gorduras saturadas (manteiga, carne vermelha, creme de leite), por alimentos ricos em gorduras insaturadas;

– Ingestão de alimentos fontes de fibra como frutas, verduras e legumes;

-Prática de atividade física regular.

 

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]