Dia do Assistente Social é comemorado hoje.

O Assistente Social é cada vez mais atuante na gestão de políticas públicas

DIA 15 DE MAIO - Dia da Assistente Social No Dia 15 de Maio é comemorado o Dia do Assistente Social. A atuação do assistente social se faz desenvolvendo ou propondo políticas públicas que possam responder pelo acesso dos segmentos de populações aos serviços e benefícios construídos e conquistados socialmente, principalmente, aquelas da área da Seguridade Social. De modo geral, as instituições que requisitam o profissional de Serviço Social se ocupam de problemáticas relacionadas às crianças, aos moradoras de rua, dificuldades familiares ou escolares, risco social, deficiências, drogas, adultos desempregados, conflitos domiciliares ou conjugais, aprisionados, conflitos nas relações de trabalho, hospitalizados, doentes, grupos de interesses políticos em defesa de direitos, portadores de deficiências, idosos asilados e isolados, organizados em centros de convivência, hospitalizados, doentes, minorias étnicas e demais expressões da questão social.

Devido à experiência acumulada no trabalho institucional, o Assistente Social tem-se caracterizado pelo seu interesse, competência e intervenção na gestão de políticas públicas e hoje contribuindo efetivamente na construção e defesa delas, a exemplo do Sistema Único de Saúde, da Lei Orgânica da Assistência Social e do Estatuto da Criança e do Adolescente, participando de Conselhos Municipais, Estaduais e Nacionais, bem como das Conferências nos três níveis de governo, onde se traçam as diretrizes gerais de execução, controle e avaliação das políticas implantadas.

O serviço social na saúde vem, ao longo dos últimos anos, buscando a superação de seu trabalho profissional, hoje suas ações estão também a nível de planejamento das políticas de saúde, ou mesmo da assessoria, caracterizam-se como demanda potencial e institucional colocada aos assistentes sociais, fazendo com que o profissional deixe de atuar apenas como executor terminal da política social.

Parabéns a todos os Assistentes Sociais do Município de Pereira Barreto