Dia do Médico é celebrado neste sábado

Profissional da medicina é fundamental para a vida.

Neste sábado, dia 18 de outubro, comemora-se o Dia do Médico, seja pediatra, ginecologista, oncologista ou clínico geral, não importa a especialidade. É sábio conhecedor de cada parte do corpo humano, sabendo o que devemos fazer quando algo não vai bem em nosso organismo. É ele quem investiga as causas das doenças humanas, buscando sua prevenção e cura.

A data 18 de outubro foi escolhida em homenagem a São Lucas, padroeiro da medicina e consta como dia do santo pela tradição litúrgica. São Lucas exercia a profissão de médico e também tinha vocação pela pintura. Escreveu o terceiro evangelho e o “ato dos apóstolos” da Bíblia Sagrada. Acredita-se que veio de família abastada pelo seu estilo literário.

A medicina é a ciência que investiga a natureza e a origem das doenças do homem de modo a preveni-las, controlá-las e curá-las, preservando assim a saúde das pessoas. A palavra deriva do verbo latino mederi que significa curar e tratar.

A ciência surge de forma experimental, como resultado de experiências com técnicas ainda rudimentares (como tomar banho frio para baixar a febre, por exemplo). Desenhos rupestres mostram que na pré-história o homem já reconhecia algumas doenças e o efeito terapêutico de plantas curativas, além do calor, frio e luz solar.

Somente no final do século é que se inicia a medicina moderna com o estudo da anatomia humana. Em 1543, o médico André Vesálio publica “A organização do corpo humano” com descrições e detalhes do corpo humano, representando um grande avanço na medicina ainda incipiente. Para conceber a obra, André usou a técnica de dissecação de cadáveres, tendo sido, por isso, condenado à morte pela Inquisição.

Um médico pode atuar em diversas áreas. Vejamos algumas especialidades:

– alergia e imunologia – cuida da defesa do organismo

– anestesiologia – aplica anestésicos

– angiologia – cuida das veias e artérias

– cardiologia – cuida das doenças do coração

– dermatologia – cuida das doenças da pele

– endocrinologia – atento aos distúrbios hormonais e do metabolismo

– gastroenterologia – trata do sistema digestivo

– genética – trata das doenças genéticas

– ginecologia e obstetrícia – trata do aparelho reprodutor feminino, gravidez e parto

– hematologia – cuida das doenças no sangue

– homeopatia – é o clínico geral que utiliza remédios homeopáticos, utilizando diluições de substâncias naturais.

– infectologia – cuida das doenças infecto-contagiosas

– mastologia – trata das doenças nas glândulas mamárias

– neurologia – trata de distúrbios no sistema nervoso

– nefrologia – cuida dos rins

– oftalmologia – trata dos olhos

– ortopedia e traumatologia – cuida dos ossos e músculos

– otorrinolaringologia – cuida dos ouvidos, nariz, boca e garganta

– patologia : faz diagnósticos baseados em exames laboratoriais

– pediatria – cuida das doenças em crianças

– radiologia – faz diagnósticos a partir de exames radiológicos

– reumatologia – cuida das cartilagens e articulações

– urologia – cuida das doenças nas vias urinárias

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto felicita todos os médicos pelo seu dia.