Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites foi celebrado nesta terça-feira

Prefeitura Municipal alerta para a detecção rápida da doença.

O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites foi celebrado nesta terça-feira (28). Hepatite é uma inflamação do fígado que compromete seu funcionamento normal. Pode ser causada por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos.

Hoje em dia muitas pessoas tem hepatite, porém não sabem pois a doença pode ser silenciosa sem apresentar nenhum sintoma e muitas vezes quando descobre a doença já esta numa fase avançada apresentando uma cirrose, uma insuficiência hepática ou um câncer de fígado.

Os sintomas mais comuns são: fadiga, náusea e vômitos, dor ou desconforto abdominal, especialmente na área próxima ao fígado, perda de apetite, debre baixa, urina escura, dor muscular, amarelamento da pele e olhos (icterícia).

A Hepatite é classificada em 5 grupos como : Hepatite A, B , C, D e E. As mais comuns são a do tipo A, B e C.

Hoje existe vacinas disponíveis na Rede Municipal de Saúde contra a hepatite (A) que é dada nas crianças com 1 ano de idade e a vacina de hepatite (B) que são para pessoas de 0 a 49 anos de idade ou para algumas pessoas do grupo de risco, como gestantes, profissionais da saúde, manicures, pedi cures, pedólogas, profissionais do sexo, usuários de drogas injetáveis, pessoas reclusas em presídios e cadeias, policiais e caminhoneiros.

Já para prevenção da hepatite C não se tem vacinas, apenas a prevenção mesmo.

A hepatite A e a E é contraída através da ingestão de alimentos contaminados ou pela falta de saneamento básico. Já a hepatite B é transmitida através de relações sexuais sem camisinha ou através do contato com sangue contaminado, ou compartilhamento de seringas, alicates de unha ou uso de materiais sem esterilização.

A hepatite C é transmitida através do contato com o sangue contaminado e em alguns casos na relação sexual com presença de sangue.

O vírus da hepatite é muito resistente, ele pode sobreviver ate sete dias no ambiente, por isso a melhor forma é a prevenção, como: usar preservativos em todas as relações sexuais, exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdio de tatuagens e piercing, não compartilhar alicates ou instrumentos de manicure e pedi cure, leve sempre o seu, não usar laminas de barbear ou de depilar de outras pessoas, não compartilhar seringas ou agulhas, tomar a vacina disponível nas unidades de saúde.

Para saber se a pessoa é portadora dessa doença, se é realido uma processo muito simples: hoje todas as unidades de saúde possuem o teste rápido, que é realizado sem dor e o resultado sai na hora.

Tire o peso da dúvida: faça o teste e previna-se.