Dia Mundial do Diabetes é comemorado nesta sexta-feira

Data buscar alertar e prevenir a população sobre a doença.

O Dia Mundial do Diabetes (World Diabetes Day) é comemorado a 14 de novembro, em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, criou a primeira ideia que levou à descoberta da insulina em 1922. Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), este dia tem como objetivo dar resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo. O Dia Mundial do Diabetes, trouxe a cor azul para as campanhas mundiais de divulgação e sensibilização em relação ao tema, e conta com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que em dezembro de 2006 assinou uma Resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial.

Todos os anos é escolhido um tema pela Federação Internacional de Diabetes para alertar sobre as problemáticas e necessidades que enfrentam os doentes diabéticos. “Vida saudável e diabetes” é o tema de 2014.

A farmacêutica do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, Jany Keiko Sarauza, abordou mais o tema.

As campanhas do Dia Mundial da Diabetes visam consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes. Para as pessoas que sofrem de diabetes, as ações visam difundir métodos para melhorar o conhecimento da diabetes de forma a compreender a doença e prevenir as complicações. Cerca de 285 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes e em 2030, este número deve chegar a 438 milhões.

A celebração do Dia Mundial da Diabetes tem como finalidade primária chamar a atenção das entidades oficiais, dos profissionais de saúde, da comunicação social e da comunidade em geral para a problemática da Diabetes Mellitus.

“Os Custos da Diabetes”, a avaliar sob perspectivas econômicas, isto é, os custos diretos e indiretos dos serviços de saúde e os suportados pelas pessoas com diabetes, os custos sociais, os custos individuais (não econômicas) e os custos inerentes às alterações que a doença acarreta em termos de qualidade de vida.

Este tema prende-se com o fato da diabetes mellitus ser uma doença em franco crescimento epidemiológico, (quase um crescimento epidémico) tanto nos países desenvolvidos como em vias de desenvolvimento, que afeta majoritariamente as pessoas em idades economicamente ativas. Por outro lado, as características da doença em si mesma, nomeadamente a sua incurabilidade, a necessidade de tratamento e autovigilância glicémica diárias, consultas e exames complementares frequentes, aumento de internamentos hospitalares e a capacidade de induzir complicações tardias invalidantes, com inevitável absentismo laboral, surgem como componente inevitável de aumento de gastos econômicos a nível dos orçamentos da saúde nacionais e individuais.

Desta forma, visa-se a prática da atividade física, a adoção de uma alimentação saudável e a educação em diabetes. Esses três pilares são fundamentais para a manutenção de uma vida saudável, pelos pacientes com diabetes.

– Atividade Física: Praticar atividades físicas de forma regular, ingerir bastante água e alimentar-se antes da realização dos exercícios.

– Alimentação Saudável: Alimentar-se de 3 em 3 horas dando preferência a alimentos ricos em fibras (dão a sensação de maior saciedade, ajuda no controle glicêmico e controle do colesterol) e pouco açúcar. Lembrando que é importante a associação de ingestão de fibras com água, também ingerir água (em média 2 litros por dia).

– Educação em diabetes: entender a doença, tomar as medicações na hora e dose correta, se for insulina dependente fazer a aplicação diária alternando os locais de aplicação para evitar formação de caroços e respeitar a distancia de 3 cm de uma aplicação da outra. Também evitar aplicação perto de manchas e cicatrizes. É importante realizar os exames periodicamente, fazer o A.E (atendimento de enfermagem) para monitoramento do controle glicêmico.