Dia Nacional da Saúde Ocular e do Oftalmologista, foi celebrado no dia 07 de maio

Pereira Barreto conta com atendimento oftalmológico no “SUS” onde o usuário tem acesso a consulta oftalmológica gratuita obtém orientações quanto à prevenção e recuperação da saúde ocular

Saude Ocular Buscando a prevenção da Saúde Ocular da população em geral, a Prefeitura Municipal fez a adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE) em parceria com Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, em março de 2013.  A escola é um espaço privilegiado para as práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos. O programa contribui para o fortalecimento do desenvolvimento integral propiciando à comunidade escolar o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens.

Dentre as atividades desenvolvidas pelos Grupos de Trabalhos Interseririas (GTIs) constituído por Profissionais da Saúde e Professores, estão o Teste de Olhinho e o Teste da Acuidade Visual.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, destacam-se as avaliações nos alunos do Ensino Básico e médio da rede publica.

Teste do Olhinho: Aplicado a Crianças da faixa etária de 4 a 7 anos, foi realizado a Sondagem do teste do olhinho (pesquisa sobre a realização do teste ao nascimento), o teste do olhinho é um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila. Isso significa que a criança não tem nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão.

Foram investigados 921 alunos sendo que 569 não realizaram o teste ao nascimento e serão acompanhados pela rede de saúde municipal.

Teste da Acuidade Visual: Realizado para identificar a existência de erros de refração na visão que necessitarão de uma consulta oftalmológica foi aplicado para alunos da faixa etária de 7 a 17 anos na rede publica sendo avaliados 3074 alunos, entre eles 401 apresentaram alterações na visão. 30 alunos tiveram encaminhamento prioritário para avaliação oftalmológica.

A Estancia Turística de Pereira Barreto conta com atendimento oftalmológico No SUS onde o usuário tem acesso a consulta oftalmológica gratuita obtém orientações quanto à prevenção e recuperação da saúde ocular.

A visão é um dos mais importantes meios de comunicação com o ambiente, pois cerca de 80% das informações que recebemos são obtidas por seu intermédio.

Por isso deve-se fazer a prevenção das doenças oculares. Pessoas com hipertensão arterial e diabetes podem apresentar alterações na retina com queda de visão. Pessoas com antecedentes familiares de glaucoma devem passar por exame oftalmológico.

Crianças com estrabismo (olho torto), com sintomas ao ler e escrever, com dificuldade de visão deve passar por consulta oftalmológica.

Olhos vermelhos podem indicar inflamações oculares (conjuntivite, irite, glauconismo agudo), ou vicio de refração (problema que resolve com uso de óculos).

Como Prevenir das Doenças Oculares:

1. Evitar colocar as mãos nos olhos
  2. Lavar as mãos antes de higienizar os olhos
  3. Não coçar os olhos
  4. Não usar colírios sem receita médica
  5. Consultar um oftalmologista para medicação da acuidade visual para que sejam detectadas precocemente alterações que requeiram tratamento médico
  6. Colocar objetos ponte agudos fora do alcance das crianças

Doenças Oculares Mais Comuns:

•           Conjuntivite (dor d’olhos)

•           Vícios de refração (problemas que necessitam do uso de    óculos)

•           Estrabismo (olho torto)

•           Catarata (necessita cirurgia)