Data alerta para os cuidados que devemos ter com o mais importante meio de comunicação.
O Dia Nacional da Voz é comemorado nesta quinta-feira (16). A voz é instrumento de trabalho para a grande maioria da população. Segundo a Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz mais de 70% trabalhadores utilizam a voz como instrumento de trabalho.
A voz humana é única, faz parte de nossa individualidade, e é por meio dela que podemos expressar nossos sentimentos e emoções. A voz é produzida a partir do ar que saí dos pulmões, passa pela laringe, onde estão localizadas as pregas vocais. As mesmas no momento da expiração, aproximam-se e vibram, produzindo assim o som. Este som, que de início é baixo e fraco, será amplificado pelas cavidades de ressonância (que são a faringe, boca e nariz). Após amplificado, o som será articulado na cavidade oral , por meio dos lábios, bochechas, língua, palato e mandíbula. Para que possamos manter uma voz saudável é importante normas de higiene vocal sejam seguidas, particularmente por aqueles que utilizam a voz profissionalmente.
Seguem algumas orientações básicas que ajudam a preservar a saúde vocal e a prevenir alterações.
– Evite gritar ou falar com muita intensidade, sempre que possível procure se aproximar da pessoa para conversar.
– Quando estiver escutando música ou assistindo TV, abaixe o volume, evite competição sonora.
– Evite pigarrear, essa ação provoca um forte atrito nas pregas vocais, irritando-as.
– Evite chupar balas ou pastilhas fortes quando estiver com a garganta irritada. Isso mascara o sintoma e a pessoa tende a forçar a voz sem perceber. Quando o efeito da bala/pastilha passa a irritação na garganta aumenta.
– Evitar a permanência em ambientes refrigerados ou aquecidos por ar condicionado, pois retiram a umidade do ar dos ambientes.
– Evitar usar a voz em excesso após ingestão de grandes quantidades de aspirina, calmantes ou diuréticos, pois estes ressecam a mucosa.
– Evitar alimentos pesados, muito condimentados ou gordurosos antes de deitar, evitando o refluxo gastresofágico. Evitar também esses alimentos antes do esforço vocal.
– Evitar o consumo de leite e derivados antes de intensa atividade vocal, pois aumentam a secreção de muco no trato vocal.
– Evitar as roupas apertadas junto ao pescoço e cintura (golas altas, cintos apertados, calças ou saias muito justas) e sapatos de salto alto.
Certas atitudes são consideradas extremamente proibidas, quando se refere a saúde vocal. Conheça algumas delas:
– Proibido fumar, o cigarro é inimigo de quem trabalha com a voz. A fumaça agride o sistema respiratório e principalmente as pregas vocais, podendo causar irritação, pigarro, edema e infecção. São considerados uns dos principais fatores desencadeantes do câncer de laringe.
– O consumo de álcool em excesso também é prejudicial para as pregas vocais e tem efeito analgésico propiciando abusos vocais.
– Nunca expor o aparelho fonador a choques térmicos, como mudanças bruscas da temperatura do ar e alimentos ou bebidas geladas ou muito quentes.
– Nunca tomar medicamentos por conta própria; o uso de pastilhas, sprays ou anestésicos sem orientação médica pode agravar os sintomas e ter graves consequências.
– Evitar falar em demasia em quadros gripais ou em crises alérgicas, pois o tecido que reveste a laringe está inchado e o atrito das pregas vocais durante a fala passa a ser de forte agressão.